Filo mollusca

Páginas: 6 (1463 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
Moluscos (Mollusca)
Embriologia
Os moluscos são animais triblásticos, celomados, protostômios, esquizocélicos e hiponeuros.
Estrutura Corporal
O corpo dos moluscos é divido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça encontramos órgãos sensoriais como tentáculos e olhos. Os pés servem para locomoção e têm caráter sistemático. Nos cefalópodes os pés foram transformados em tentáculos. Na massavisceral encontramos as vísceras. Na epiderme existe uma dobra chamada manto, que secreta a concha. O manto envolve o corpo do animal. Possuem células produtoras de muco na epiderme. Entre a parede do corpo e o manto encontramos a cavidade do manto. A concha secretada é um exoesqueleto calcário.
Digestão
Possuem um sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. Na boca existe umaestrutura chamada rádula, que é formada por vários dentes de quitina, que raspam o substrato para obtenção de alimentos. Os bivalves não possuem rádula. A digestão é inicialmente extracelular, no estômago, nas glândulas digestórias é extracelular. Os bivalves possuem um estilete cristalino, estrutura localizada entre o estômago e o intestino, numa bolsa chamada ceco gástrico e serve para facilitar adigestão liberando enzimas.
Circulação
A circulação nos moluscos é do tipo aberta ou lacunar, pois o sangue que são do coração cai em cavidades ou lacunas que vão banhar as células. O coração ocupa a posição dorsal e fica em uma cavidade chamada pericárdica. Possui um ou dois átrios, e 1 ventrículo. O sangue das células volta ao coração pelas lacunas. Nos cefalópodes a circulação é do tipofechada. Os moluscos possuem pigmentos respiratórios chamados hemocianina e, principalmente os cefalópodes possuem hemoglobina.
Respiração
A respiração nos moluscos é do tipo branquial ou pulmonar, ou cutânea, dependendo do habitat. As brânquias ficam na cavidade do manto e possuem cílios que participam na movimentação da água promovendo as trocas gasosas.
Excreção
A excreção é feita pormetanefrídios. Cada metanefrídio possui um ducto com duas aberturas: uma para a cavidade pericárdica, chamada nefróstoma, de onde retira as excretas, e um poro excretor, chamado nefridióporo, por onde saem as excretas.
Sistema Nervoso
É do tipo ganglionar. Os gânglios são unidos entre si por cordões nervosos.
Os cefalópodes possuem uma intensa cefalização.
Os gânglios cerebróides ficam na cabeça e inervamprincipais estruturas cerebrais, os gânglios pediosos inervam os pés e são responsáveis pela locomoção e os gânglios viscerais inervam as vísceras.
Reprodução
Os moluscos não são hermafroditas e apresentam sexos separados. Os espermatozoides podem ser liberados na água ou dentro do corpo da fêmea.
A fecundação pode ser externa onde o macho solta o espermatozoide e a fêmea o óvulo, os doisjuntam dando origem ao indivíduo ou a reprodução interna onde o espermatozoide é liberado no corpo da fêmea.
Classe Polyplacophora
Polyplacophora (do grego polys, muitas + plax, placa + phora, portador) é uma classe de moluscos marinhos, com cabeça minúscula, revestidos por uma concha com oito partes ou valvas sobrepostas, desprovidas de tentáculos e olhos. A essa classe pertencem os quítons. Amaioria vive em águas relativamente rasas, comuns na zona de intermaré, e alguns ocorrem em profundidades de até 7.000 m. Alimentam-se de algas e plantas do substrato.
Descrição
A característica mais visível dos quítons é sua concha composta por oito valvas (ou, mais raramente, sete ou nove). Essas valvas são transversais a região dorsal do animal, indo da região cefálica à caudal. As valvas sãoclassificadas como valva cefálica, valvas medianas evalva anal; a valva cefálica é a que fica próxima à cabeça; a valva anal é a que fica próxima ao ânus; as demais valvas são as valvas medianas. Sua concha é composta basicamente de aragonita. As valvas podem ser completamente cobertas pelo manto (como ocorre com os espécimes do gênero Cryptochiton), parcialmente cobertas pelo manto (caso do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filo Mollusca
  • Filo Mollusca
  • Filo Mollusca
  • Filo Mollusca
  • Filo mollusca
  • Filo Mollusca
  • Filo Mollusca
  • Filo Mollusca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!