FILO CHLOROPHYTA

1504 palavras 7 páginas
FILO CHLOROPHYTA

O filo Chlorophyta (do grego chloro=verde; phyton=planta) é constituído por algas eucarióticas de cor verde de clorofila a e b nas mesmas proporções que as plantas vasculares e briófitas; carotenos (β-caroteno, pigmento amarelo) e xantofilas (pigmentos amarelados ou acastanhados, a luteína). As reservas de alimentos são o amido, algumas gorduras e óleos. As algas verdes são consideradas como ancestrais das plantas verdes mais elaboradas, mas não há atualmente um debate sobre esta questão.
As algas verdes possuem desde formas microscópicas até formas que podem atingir alguns metros de comprimento, podem ser unicelulares ou multicelulares, coloniais (vivo como uma agregação de células) ou cenocíticas (composto por filamentos tubulares que não estão divididos em células), possuem cloroplastos e núcleos ligados à membrana, são aquáticos e são encontrados normalmente em água doce (principalmente carófitas) e hábitats marinhos (principalmente clorofíceas), alguns são terrestres, crescendo em solo, árvores, rochas, outras crescem sobre camadas de gelo nos polos, têm ação simbiótica com fungos (líquens), animais (mamíferos) e protozoários celenterados (hidras).

ORGANIZAÇÃO CELULAR

A organização celular é eucariótica. Na divisão celular, depois da formação de dois núcleos filhos, os microtúbulos podem se dispor de duas formas distintas: ficoplasto e fragmoplasto. Esse comportamento diferenciado dos microtúbulos é considerado de importância filogenética.

I. Parede celular
É constituída por uma estrutura fibrilar (celulose, polímeros de xilose ou polímeros de monose) embebida em uma matriz não fibrilar (geralmente hemicelulose). Alguns gêneros podem apresentar depósito de carbonato de cálcio na parede.

II. Cloroplastos
São encontrados um ou mais por célula. Têm forma variável de fita, estrelado, laminar, discóide, reticulado, etc, constituindo um critério na classificação das clorofíceas. Em alguns gêneros é possível encontrar

Relacionados