filmess

567 palavras 3 páginas
“Adeus, Lênin” (Alemanha, 2003) – Trás uma visão de como era a vida na antiga Alemanha Oriental comunista e leva a reflexões sobre a queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha.
“Diamante de Sangue” (EUA, 2006) – O filme trata do contrabando de minérios e da guerra civil na Serra Leoa. Ajuda nos estudos sobre África e desigualdades sociais.
“Diários de Motocicleta” (Brasil e outros, 2004) – Conta sobre uma viagem de moto feita por Ernesto Guevara, pela América do Sul, quando ele tinha 23 anos, antes de se tornar “Che” e tomar parte na Revolução Cubana. O filme mostra um pouco da vida pessoal dessa importante figura política.
“Hotel Ruanda” (África do Sul, 2004) – Mostra o conflito civil entre tutsis e hutus ocorrido em Ruanda, em 1994, que ficou conhecido como o maior genocídio africano dos tempos modernos.
“Notícias de uma Guerra Particular” (Brasil, 1999) – O documentário discute a violência e o poder adquirido pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro. A temática é semelhante a dos filmes ficcionais “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, e “Tropa de Elite”, de José Padilha.

“Tropa de Elite 2″ (Brasil, 2010) – Mostra o combate ao tráfico de drogas e às milícias no Rio de Janeiro.
“Persépolis” (França, 2007) – O filme conta a história de Marji, uma garota de 8 anos que acompanha a queda do Xá e a entrada da nova República Islâmica. Obrigada a usar véu, Marji quer se tornar revolucionária. O filme é referência para os estudos sobre Revolução Islâmica e a crise no mundo Árabe.
“Quanto Vale ou é por Quilo?” (Brasil, 2005) – É um filme ligado à temática racial e retoma alguns conceitos históricos do Brasil, como por exemplo, escravidão e a carta de alforria. A partir dele é possível gerar uma discussão sobre cotas em universidades e desigualdade racial.
“Xingu” (Brasil, 2011) – O filme mostra a interação entre o homem moderno e as tribos indígenas, evidencia que é necessário muitas vezes não intervir para que a cultura indígena seja preservada. O

Relacionados

  • Filmess
    283 palavras | 2 páginas
  • Administração no dia a dia
    6461 palavras | 26 páginas
  • lingua portuguesa
    16723 palavras | 67 páginas
  • Estudo das propriedades dielétricas e de bloqueio das monocamadas automontadas
    31984 palavras | 128 páginas