Filme

Páginas: 2 (363 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
O filme “Cidade de Deus” retrata a vida de famílias que foram isoladas do restante da população retiradas dos seus locais de moradia devido a catástrofes naturais que os deixaram sem nenhuma opçãoa não ser se deslocar para um lugar em que não se tem saneamento básico, asfalto, e amparo Estatal. Lugar este em que o desrrespeito à dignidade da pessoa humana era um fator explícito.
A cidade deDeus é o exemplo da despreocupação dos governantes com a sociedades menos favorecidas que vivem em uma realidade totalmente desfavorável e sem oportunidades, o que resulta em violência, falta deperspectiva de vida e criminalidade, este último, caminho mais fácil de se possuir, temporariamente, o que é almejado: sucesso, dinheiro e pretígio. Fatores que, para Robert Merton, Se baseia na anomia, umvácuo que precisa se preenchido para que as classes mais baixas possam alcançar o que lhe é oferecido de forma lícita. Para Robert Merton, o desvio é um produto da própria extrutura social que levaos indivíduos a terem contudas desviantes apartir do momento em que (através de propagandas e outras maneiras de se conseguir chamar a atenção para um produto) faz com que as pessoas almegem algo masnão se dá subsídio para que esses possam obter essses produtos de forma legítima, posto que esse não são alcançáveis, sendo assim, os indivíduos buscam de outras formas obterem o almejado, e uma dessasformas é a criminalidade, fator exposto no filme.
Não se pode entender a anomia explicada por Robert Merton, como um fator natural, posto que o que está em análise são vidas, pessoas que sequerpossuem extruturas para entender ou questionar o que lhes é imposto, tendo como pressuposto que a educação também é um fator importante, e o que é apresentado no filme são crianças marginalizadas sem umabase educional, que vêem na arma e nas drogas uma opção de serem respeitadas de obterem o que querem com violência e crueldade. O que se precisa são políticas sociais que acolham essas famílias, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filme
  • Filme
  • filme
  • filme
  • Filme eu tu eles
  • filme
  • filme
  • Filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!