Filme

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Resumo: No dia-a-dia de sua prática docente, o professor de Educação Física Escolar, mesmo que de forma pouco consciente, apóia-se em determinada concepção de aluno, de ensino e aprendizagem pelo qual é responsável e constrói o seu papel, o papel do aluno, bem como a metodologia, a função social da escola e os conteúdos a serem trabalhados. Frente a essa construção, dificilmente o professorseguirá uma única abordagem/concepção para desenvolver o ensino, mas utiliza-se de algumas delas como embasamento pedagógico no desenrolar de sua profissão.
Palavras-chave: Educação Física Escolar; abordagem/concepção; ensino.


Reflexões Iniciais
Temos o conhecimento de várias abordagens/concepções na área da Educação Física Escolar e todas elas têm um objetivo em comum que é romper com o modelomecanicista, esportivista e tradicional dessa disciplina nas escolas, isto é, a abordagem/concepção Tecnicista. Assim, vamos abordar a seguir mais detalhadamente algumas delas.
Começaremos pela abordagem/concepção Construtivista, a qual se preocupa com a construção do conhecimento do aluno, levando em consideração as estruturas cognitivas e o meio histórico-social. Essa abordagem busca, por meioda Educação Física, contribuir para a construção de projetos educacionais que valorizem a cultura inicial do aluno.
Além de procurar valorizar as experiências dos alunos, a sua cultura, a abordagem/concepção Construtivista também tem o mérito de propor uma alternativa aos métodos diretivos, tão impregnados na prática da Educação Física. O aluno constrói o seu conhecimento a partir da interaçãocom o meio, resolvendo problemas.
Enfatizamos também as idéias de Freire (1992) quando fala que o fundamental é que todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança, e que corpo e a mente devem ser entendidos como componentes que integram um único organismo, ambos devem ter assento na escola, não um (a mente) para aprender e o outro (o corpo) para transportar, mas ambos para seemancipar.
Também a abordagem/concepção Construtivista é apresentada como uma opção metodológica, em oposição às linhas anteriores da Educação Física na escola, especificamente à abordagem/concepção Tecnicista, mecanicista, caracterizada pela busca do desempenho máximo, de padrões de comportamento sem considerar as diferenças individuais, sem levar em conta as experiências vividas pelos alunos, com oobjetivo de selecionar os mais habilidosos para competições e esporte de alto nível.
De acordo com Freire (1989), a abordagem/concepção Construtivista teve o mérito de levantar a questão da importância da Educação Física na escola considerar o conhecimento que a criança já possui, independentemente da situação formal de ensino, porque a criança, como ninguém, é uma especialista em brinquedo.
Éimportante salientar ainda sobre a abordagem/concepção Construtivista o inegável valor nas transformações que temos observado na Educação Física Escolar, embora, principalmente no início do seu aparecimento, tenha gerado algumas dúvidas, especialmente quanto ao papel da disciplina na escola – apêndice de outras áreas. Como contribuições essenciais citaram a discussão sobre o papel da culturapopular, do jogo e do lúdico no contexto escolar.
Outra abordagem/concepção de bastante relevância na Educação Física Escolar são os PCNs, pois esses possuem objetivos bem amplos com propostas que abordam a complexidade das relações entre corpo e a mente num contexto sociocultural, tendo como princípio a igualdade de oportunidades para todos os alunos com o objetivo de desenvolver as potencialidades,num processo democrático e não seletivo. Assim, nas aulas de Educação Física o professor deverá sempre contextualizar a prática, considerando as suas várias dimensões de aprendizagem, priorizando uma ou mais delas e possibilitando que todos seus alunos possam aprender e se desenvolver.
Nesse contexto, o processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, portanto, não se restringe ao simples...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filme
  • Filme
  • filme
  • filme
  • Filme eu tu eles
  • filme
  • filme
  • Filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!