filme

Páginas: 7 (1681 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013

ECONOMIA E TRABALHO: considerações introdutórias1



As sociedades foram criadas para atender as necessidades humanas e estas vão se modificando ao longo da história. Ao longo da história o homem já passou por várias dificuldades para garantir sua sobrevivência até que conseguiu produzir produtos e serviços além do necessário para sua subsistência, o chamado Excedente e este modificou asrelações de produção, as relações sociais e políticas na história da sociedade capitalista.

Dadas as condições atuais de elevada produtividade, as instituições econômicas criadas pelos homens para produzir bens e serviços poderiam atender às necessidades - social e historicamente determinadas – mas, estas não são satisfeita, pois há uma desigualdade na distribuição das riquezas produzidaspelos homens

A realidade econômica é paradoxal: as inovações tecnológicas modificam o trabalho para torná-lo mais produtivo, com jornadas menores e menos cansativo. Mas isto ocorre? Até hoje convivemos com trabalho intenso, explorado e até escravo, embora as condições objetivas de produção possam garantir satisfação.

Assim a instituição econômica é uma instituição social e cultural querelaciona, em um só sistema, a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. ela possui uma função social: prover os meios necessários de sobrevivência aos membros de uma sociedade através da criação de uma estrutura para tal finalidade. Estas instituições possuem também função de produção, relacionada ao uso de espaço físico, de recursos naturais e da gestão do capital e dotrabalho envolvido na produção. Por fim, as instituições econômica possuem também função de distribuição, pois devem tornar acessível os bens e serviços aos consumidores, garantir a existência de um sistema de trocas onde há equivalência de valores (dinheiro ou escambo) e função de consumo, pois visam atender a demanda por bens e serviços, gerenciam riscos de desabastecimento ou superprodução, etc.Ao longo da história a humanidade já apresentou vários modos diferentes de produção, que variam principalmente pelas maneiras de emprego da força de trabalho. Entre eles pode-se citar o ESCRAVISTA, que predominou na Antiguidade Clássica e entre o século XVI e XIX; o FEUDAL, característico do período medieval; o SOCIALISMO, que vigorou em países comunistas, com economias planificadas, cujosmeios de produção são controlados pelo Estado e o CAPITALISTA, que predomina no mundo atual.

O capitalismo privilegia a propriedade privada dos meios de produção, considera os trabalhadores como seres livres para vender sua força de trabalho no mercado, e utilizam um sistema de produção que gera elevado grau de exploração dos homens que vendem sua força de trabalho.

Embora então possa seconsiderar que o trabalho faça parte da vida do ser humano, no sistema capitalista ele tem uma conotação especial. Desde o nascimento somos preparados para exercer o trabalho. A sociedade cria regras para regulamentar o trabalho. Na antiga Roma, só escravos e presos realizavam o trabalho diante do uso do “tripalium” (instrumento de castigo). Na Idade Média o conceito de trabalho permaneceu ligadoao sofrimento e embora as condições tecnológicas tenham se modificado bastante, no capitalismo ainda se convive com esta mesma percepção.

A análise do trabalho exige que este seja considerado em duas dimensões:
- Condições objetivas: maneira como se organiza, divide, supervisiona, realiza, recompensa ou pune o trabalho
- Condições subjetivas: existência ou não de satisfação pessoal (devariadas naturezas) e de compromisso com o trabalho

O trabalho humano é consciente e proposital. Ao exercer um trabalho o homem é capaz de modificá-lo, alterando sua concepção inicial a fim de garantir melhorias em sua existência. Ao trabalhar o homem modifica também seu modo de pensar, ou seja, sua própria consciência. O trabalho gera então um crescimento da consciência humana. Porém este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filme
  • Filme
  • filme
  • filme
  • Filme eu tu eles
  • filme
  • Filme
  • Filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!