Filme última parada 174 - resumo sob a ótica da crminologia

1966 palavras 8 páginas
APIO VINAGRE NASCIMENTO

ÚLTIMA PARADA 174
A segurança pública e as grandes tragédias sociais da vida urbana

Trabalho acadêmico apresentado à Disciplina Criminologia, ministrada pelo Professor Artur Guimarães, para efeito de nota, no primeiro bimestre do semestre 2010.1.

Lauro de Freitas
2010
1 INTRODUÇÃO

O presente resumo tem a finalidade de descrever os fatos narrados no Filme “Última parada 174”, escrito por Bráulio Mantovani e dirigido pelo cineasta Bruno Barreto, Que relata fato real ocorrido na cidade do Rio de Janeiro e efetuar a correlação entre os fatos narrados no referido filme com os aspectos afeitos à Segurança Pública.

2 PREÂMBULO

Para além de relatar simplesmente o episódio do seqüestro do ônibus, que fazia a linha 274 e que teve desfecho trágico com a morte de uma das reféns e do próprio assaltante / seqüestrador, o filme busca fazer um relato histórico e revelador do contexto sócio psicológico de Sandro, desde os seus dez anos até a sua ação, que resultou na morte da passageira Geisa e sua própria.

3 RESUMO

O filme se desenvolve traçando um paralelo de dois meninos/adolescentes, de nomes parecidos Alessandro e Sandro, que apesar de aparentemente nada terem a ver um com o outro, acabam por ter seus caminhos cruzados em diversos momentos de suas vidas, em função da sua convivência, com as ruas, as drogas e com o crime organizado. Alessandro é filho de Marisa, alcoólatra, drogada envolvida com o tráfico – tem o filho, ainda recém nascido, tomado pelo chefe do tráfico, por conta das suas dívidas com drogas. Aos dez anos de idade o menino Alessandro já é treinado na arte de atirar. São Gonçalo – RJ, o relato da trajetória de Sandro começa com o fato mais marcante da sua vida e que com certeza tem influência sobre toda a sua caminhada pela vida, pois ele assiste a morte da mãe, degolada, no bar de sua propriedade e onde alimentava os seus sonhos de

Relacionados