Filme uma mente brilhanta

1189 palavras 5 páginas
ATIVIDADE CULTURAL: RESUMO DE FILME

UMA MENTE BRILHANTE: TRANSTORNO OU SUPERDORTAÇÃO?

Segundo Drouet (2003) os superdotados também chamados de excepcionais para mais, apresentam perturbações que não podem ser equiparadas a patologias do ponto de vista médico, ou seja, não podem ser concebidas como anormalidades devidas as doenças. Poderiam ser consideradas “anormais” do ponto de vista estatístico uma vez que fogem dos comportamentos habitualmente normais.
O filme “Uma mente brilhante” que conta a história de Nash, um professor que, obviamente já foi um aluno mostra esta discrepância comportamental do aluno que com sua inteligência extraordinária se comporta de forma estranha e anti-social demonstrando sua dificuldade de relacionar com as pessoas de sua idade.
No ambiente escolar, o professor apresenta dificuldades de se interar com os colegas, tem um andar diferente e sempre está em busca de soluções para suas descobertas e investigações no mundo da lógica matemática, disciplina esta considerada por todos muito complexa e difícil de aprender.
Embora os colegas reconhecessem esta habilidade do colega “problemático” valorizavam mais seus devaneios do que sua capacidade, sempre aproveitando para zombar de suas “loucuras”.
E por falar em loucura, o filme relata que o diagnóstico mais precisa para todos, tanto no ambiente escolar como no profissional era a “loucura” que realmente já fazia parte do contexto daquela “mente brilhante”. Esta “loucura”, nomeada de esquisofrenia tomou conta do professor que não sabia mais o que era real ou o que era criação, pois, criava em sua mente situações de amizade e de valorização de sua inteligência que lhe satisfaziam plenamente.
Nesta triste e bela história, a partir das observações do comportamento de Nash, é possível levantar algumas hipóteses diagnósticas para seu comportamento, dentre elas, está a superdotação e as conseqüências deste fenômeno.
Pode-se chamar de fenômeno, pois, segundo Sabatella(2008) por mais que

Relacionados