Filme Tempos Modernos e Avaliação

Páginas: 6 (1292 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014
CENAS DO FILME

1. A primeira cena na qual é apresentada a máquina para os funcionários se alimentarem, a avaliação desta nova forma de se alimentar é feita somente pelo ponto de vista da chefia,sem levar em consideração  os anseios e os desejos dos funcionários,ou seja,uma avaliação feita desta forma tem grande chances de da errado.
 
2. A segunda cena na qual Charles Chaplin e solto daprisão, sabemos que a avaliação é muito subjetiva e depende dos olhos de quem vê ,nesta cena ele ganha a liberdade  que pra muitos seria uma boa, mas mesmo assim ele pede pra ficar ,e diz que gostou muito do lugar
 
3. A terceira cena na parte que a mocinha rouba um pão para se alimentar e vai pressa  e logo em seguida  Charles Chaplin também faz de tudo para ir preso ,vejo que na avaliação nãopodemos continuar no erro,ou seja,se o  professor vê que determinada atividade proposta para turma não esta saindo como o esperado,seja por falta de interesse da turma  ou porque o intelectual cognitivo para aquela atividade esta abaixo do esperado ,é necessário  que o professor  reveja seu planejamento   e faça uma nova avaliação do seu trabalho .
 

ANÁLISE DO FILME RELACIONANDO-O COM AS TEMÁTICASPROPOSTAS

O padrão de ensino que vivemos até hoje nos remete ao filme onde o professor vive a alienação de seu trabalho docente. O professor no papel de Chaplin, frente a uma esteira estudantil, “ensinando” freneticamente sem nenhum desvio de padrões, sem criatividade, sem emoções, apenas transmitindo sua força de trabalho “amarrada” a currículos, leis, modelos e um sistema que para os diasde hoje está ultrapassado.
Influenciada, por um lado, pela industrialização nossa escola foi se estruturando como uma linha de montagem, um modo de produção que fragmentou o trabalho humano, tendo em vista o aumento da produtividade. A hiperespecialidade, o ensino voltado ao “científico”, movido pela euforia tecnicista, às inúmeras aulas de 50 minutos, sem conexão entre si, sem contexto ─nos levaram a uma sociedade que desaprendeu o valor do todo, do global, do complexo. E nos tornamos especialistas cada vez mais fragmentados, desvinculados das grandes questões humanas, sociais, planetárias. E vamos vivendo acoplados a uma parcela tão pequena da realidade que chegamos a esquecer de quem somos o que buscamos. Se, por um lado, a fragmentação do ensino respondia à necessidade deproduzir uma educação “em massa”, por outro, atendia à fundamentação ideológica do novo regime, avesso à reflexão e à crítica, como mostram as denominações que ainda hoje usamos: grade curricular, disciplina, prova. Com tudo isso, vamos formando pessoas cada vez mais segmentadas, incapazes de responder às grandes questões, e que hoje vivem em um mundo que as obriga a dar conta de temas cada vez maiscomplexos, como o destino do planeta, a internet, a globalização.

“Há uma inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados entre disciplinas, e, por outro, realidades ou problemas cada vez mais transversais, multidimensionais, transnacionais, globais, planetários.”
Edgard Morin

Assistimos ao nascimento de um novo modelo de mundo,sem grandes valores fixos e eixos centrais, mas fundado em diversas conexões, formando uma imensa rede sem centro, composta de uma infinidade de jogos e saberes, que se aglutinam e se afastam, que se estendem. Na era tecnológica, a verdade, a certeza, a estabilidade, o princípio, a causa, tão caras à ciência, se tornaram sinônimo de nada, perderam o valor, mas, se estes grandes valores, que tantojá nos oprimiram, desabaram, talvez a urgência seja exatamente de um novo olhar, um novo posicionamento com relação ao mundo, nascido de uma nova correlação de forças, de novas avaliações e novos valores. E isto exige pessoas inteiras, capazes de olhar o mundo, as situações, como um todo, ao mesmo tempo em que são capazes de neles se localizar de forma singular, própria.
Nesta instabilidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do filme tempos modernos
  • Resenha do filme tempos modernos
  • Resumo do filme tempos modernos
  • Análise filme tempos modernos
  • Tempos modernos
  • Filme: tempos modernos
  • filme tempos modernos
  • Análise do filme tempos modernos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!