filme sociedade dos poetas mortos

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2013
Sociedade dos Poetas Mortos: Análise Reflexiva
O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assumia antigamente. O que percebemos, no entanto, é que a atualidade educacional ainda partilha do mesmo dogmatismo e a tradicionalismo características das metodologias escolares antigas e da abordagem tradicional de aprendizagem. Na Welton Academy,considerada o “padrão” de escola da época, o lema de tradição, ordem e disciplina era usado no sentido de oprimir a expressão e a valorização do pensamento livre. O diretor do colégio, no início do filme, deixa claro para os novos alunos que eles estão tendo uma oportunidade ímpar, pois estudar naquela instituição era privilégio de poucos. O tipo de escola mostrada no filme é a de uma instituiçãotradicional, com metodologia tradicional, esfacelada e com professores igualmente tradicionais, desatualizados, incompreensíveis e, acima de tudo, acomodados e resignados ao próprio sistema em que estavam imersos. O ambiente físico da escola é austero para que o aluno não se distraia. Não era permitido ao professor experimentar novas formas de ensino, nem transmitir pareceres que confrontassem avisão explicitada no livro didático e que era seguida pela instituição. Já o estudante, não podia acrescentar opiniões e nem mesmo incorporar ao conteúdo o seu próprio conhecimento de mundo. O aluno era um receptor passivo, ouvinte, a quem era apresentado os resultados do processo de ensino para serem armazenados na inteligência e para que esse conteúdo fosse imitado posteriormente, e o professor,considerando que, na concepção tradicional o homem é acabado e “pronto”, capacitado, deveria transmitir os modelos e as informações que eram pré-estabelecidas para os alunos; a educação era tida como produto do processo de ensino. O tipo de relação social estabelecido nessa concepção de escola é vertical, do professor para o aluno.
De acordo com Mizukami, o diploma pode ser entendido como uminstrumento da hierarquização dos indivíduos num contexto social (Mizukami, 1986). Esse contexto é o contexto do modo de produção capitalista, onde predomina uma escola com características padronizadas que formam certas áreas do conhecimento e da produção humana. O conhecimento é um recurso social escasso, que o capitalismo moderno democratiza em alguma mediada. A elite capitalista sempre esteveciente da importância da qualidade da educação no meio da dinâmica do mercado e das funções sociais a serem exercidas. O diploma desempenhava a importância de um papel de mediador entre a formação cultural e o exercício de funções sociais determinadas. Esse era o aparato ideológico que movia os pais dos estudantes, como pode ser exemplificado mais explicitamente na figura opressora do pai do alunoNeil.
O novo professor contratado pela escola, ex-aluno dela, o visionário John Keating, tem a noção de como funcionava os pilares e tradições da escola e sabia que esta formava indivíduos estereotipados, automáticos, e que aquela metodologia não facilitava a transferência da aprendizagem, visto que ignorava as diferenças individuais dos estudantes. Ele tenta então libertar e incentivar seus alunos atecerem seu próprio conhecimento, deixando de lado a preocupação em quantizar as noções e conceitos das aulas expositivas do latim, química e literatura, fazendo-os refletir e mostrando que a poesia é algo muito maior do que uma simples fórmula sistemática que representa ao quadro (é quando manda rasgar a introdução tida como incompreensível do livro). O professor tradicional continua o trabalhomesmo sem a compreensão do aluno. Keating, por sua vez, estimula os alunos da escola para que percebam que devem ser sujeitos de sua aprendizagem e não apenas objeto dela. Dá início a uma forma de ensino baseada em princípios construtivistas, nos quais o processo de construção do conhecimento se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, onde o indivíduo é ativo e responde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade dos poetas mortos (filme)
  • Filme sociedade poeta mortos
  • Filme: sociedade dos poetas mortos
  • filme sociedade dos poetas mortos
  • filme sociedade dos poetas mortos
  • sociedade dos poetas mortos filme
  • filme sociedade dos poetas mortos
  • Filme sociedade dos poetas mortos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!