Globalização

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Globalização- Aspecto Social
1­- A partir de que momento de fato surgiu a globalização e quais foram os grandes motivos para seu surgimento?
R: O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e especialmente, a partir de meados da década de 1990. Porém, alguns estudiosos considerarem o início da Globalização a partir da Revolução Industrial durante os séculosXVIII e XIX. Esse processo foi inevitável, uma conseqüência da expansão do capitalismo que surgiu principalmente para atender aos países desenvolvidos que precisavam ampliar seus mercados, já que o consumo interno estava saturado.
2- De fato, o avanço tecnológico e a globalização trouxeram muitos benefícios e malefícios para a humanidade. Cite exemplos de ambos, e as conseqüências positivas enegativas para a convivência humana.
R: Como exemplos positivos da globalização têm a Internet e o acesso fácil a produtos importados. As conseqüências positivas é uma integração dos países, proporcionando uma comunicação rápida e facilidades de negociação. E exemplos negativos têm a pandemia e a pobreza. A conseqüência negativa principal da globalização é a desigualdade social, a pobreza é umarealidade da má distribuição da renda.
3- Dentre essas novas descobertas de doenças infecciosas nos últimos anos, quais foram as que mais mataram pessoas no mundo e porque isso aconteceu e qual é a origem do seu surgimento?
R: SARAMPO- É uma doença viral e uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. Era uma das causas principais de mortalidade infantil,com aproximadamente 6 milhões de mortos por ano até a descoberta da primeira vacina, em 1963. Com o passar dos anos, a vacina foi aperfeiçoada, e a doença foi erradicada em vários países. Altamente contagioso, é transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção,incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.
Mais de 95% das mortes por sarampo ocorrem em países subdesenvolvidos com sistemas de saúde deficientes, apesar de a vacina ser barata, segura e muito eficaz. Estima-se que mais de 20 milhõesde pessoas foram contaminadas pelo sarampo em 2010.
MALÁRIA- Considerada a pior doença tropical, deixando 3 milhões de mortos por ano desde 1980. Contaminação pelo sangue, quando a vítima é picada pelo mosquito anopheles contaminado com o protozoário da malária. Manifesta-se através de sintomas como febre e dores de cabeça, que em casos graves podem progredir para coma ou morte. Não existe umavacina eficiente, apenas drogas para tratar e curar os sintomas.
A pobreza pode aumentar o risco de malária, uma vez que aqueles que vivem na pobreza não têm recursos financeiros para prevenir ou tratar a doença. 

AIDS- Surgiu nos anos 80, matando cerca de 25 milhões de pessoas desde 1981. Os cientistas acreditam que o HIV foi transmitido aos humanos através de certas espécies de macacos esímios em meados do século 20. Durante a infecção inicial, uma pessoa pode passar por um breve período doente, com sintomas semelhantes aos da gripe. Normalmente isto é seguido por um período prolongado sem qualquer outro sintoma. À medida que a doença progride, ela interfere mais e mais no sistema imunológico, tornando a pessoa muito mais propensa a ter outros tipos de doenças, como infecçõesoportunistas e câncer, que geralmente não afetam as pessoas com um sistema imunológico saudável. Não existe cura. Os soropositivos são tratados com coquetéis de drogas que inibem a multiplicação do vírus, mas não o eliminam do organismo. O HIV é transmitido por três vias principais: contato sexual, exposição a fluidos ou tecidos corporais infectados e de mãe para filho durante a gravidez, o parto ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!