Filme Noticias de uma guerra particular

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
Disciplina: Ética e Cidadania


Noticias de uma Guerra Particular
O povo brasileiro no ano de 1997 não se modificou tanto, e até os tempos de hoje algumas coisas continuam iguais como o confronto entre policias e traficantes nas favelas do Rio de Janeiro como é mostrado no filme “Noticias de uma Guerra Particular”. A ética está presente entre os dois lados dos confrontantes mais cada umcom seus próprios pactos que geram um bem comum entre eles. A responsabilidade é atribuída para os dois lados, um dizendo que a culpa é dos policiais, governo e sociedade o outro lado dizendo que a culpa é dos moradores e dos bandidos que a influenciam. O bem comum é procurado por todos, cada um defendendo a sua maneira suas ideologias de forma a usarem violência.
A responsabilidade é umaatribuição dada para que possam ser cobrados os deveres e direitos entre aqueles que são responsáveis por algo, como o dever de manter a segurança que é vista de modo diferente por cada lado, o dever de manter condições mínimas de vida social e individual. Assim cada um batalha a sua maneira acreditando fielmente que esta fazendo algo de bom. Mas a responsabilidade deveria ser atribuída a uma sociedade queaté hoje é desigual e que tem sido assim desde o descobrimento do Brasil, por isso a responsabilidade é de todos não só daquele que diz estar sendo vitima da sociedade mais também daqueles que dizem serem protetores dela, do seu modo de vida, que muitas vezes alimentam o modo de vida errôneo que julgam ser inaceitável.
A ética esta presente todo o tempo nos fatos apresentados no filme gerandopactos entre eles para um bem comum, uma convivência minimamente viável. Como o traficante que se diz batalhar por um lugar melhor para sua gente não se importando como isso devera ser feito, ignorando as leis comuns e fazendo as próprias. Este esta criando uma ética entre eles e para que os outros mantenham um mínimo de respeito por eles em busca de ser alguém, de não ser apenas mais um que vive nafavela sendo submisso a tudo e a todos. Isso cria um meio quase que só deles, quem não se encaixa nas suas ideologias esta indo contra elas e os confrontando. Os policias da época como os de hoje dizem que a policia é corrupta, mas como não ser se também fazem parte de uma desigualdade social onde muitos têm pouco e poucos tem muito. Na grande maioria do tempo os policias seguem as regras que foramcriadas pra todos, mas para que aja algo que faça o sistema funcionar da maneira que ele se segue nas condições de hoje e nos dois anos que se seguiram a produção do filme (1997-1998), eles criam uma ética própria com valores próprios e até de acreditam que lhes cabe o poder de julgar e punir os que são vistos como infratores. Fazendo com que tenham certeza de que muitas ações erradas se tornemcertas como matar um bandido sem que aja uma justificativa plausível que seria, por exemplo, defender a própria vida em um momento em que quem puxar o gatilho primeiro vivera , justificando-se que são indiferentes a isso dizendo que esse sentimento não seria de culpa do matar por matar mais sim de um dever cumprido que os façam acreditar estarem certos assim como os traficantes e moradores que aoseguirem a sua ética matam e se omitem para defender aquilo que acreditam ser o certo, não pensando que do outro lado também a pessoas que estão apenas trabalhando sendo comandadas por uma lei que rege a todos.
Se formos avaliar, a violência esta presente desde o começo se olharmos nos direitos dos brasileiros os deveres que o governo tem como a população o mesmo fala que é dever do governo dar omínimo de condições de vida para qualquer um e vimos que isso não acontece. Os policias vem trazendo violência para os moradores e traficantes das favelas assim como os mesmos vem se violentando corrompendo aquilo que juraram fazer, servir e proteger, mais o que está acontecendo é que a população da favela esta sendo apenas mantida sob controle, está apenas havendo uma ocupação armada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Filme "Noticias de uma Guerra Particular"
  • Resenha do filme "notícias de uma guerra particular"
  • Resenha critica do filme noticias de uma guerra particular
  • Notícias de uma guerra particular
  • Noticias de uma Guerra particular
  • resumo noticias de uma guerra particular
  • noticias de uma guerra particular
  • Documentário notícias de uma guerra particular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!