FILME “MERCELINO PAN Y VINO”

774 palavras 4 páginas
FILME
“MERCELINO PAN Y VINO”

ELAINE CLAUDIA BARBOSA WEIS DA SILVA – RA 1082585
ARTES – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

NIOAQUE /MS
ABRIL/2013

INTRODUÇÃO
O Filme “Marcelino Pan y Vino” se passa no ano de 1955 na direção de Ladoslau Vajda, recebeu uma Menção Honrosa e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, é um clássico inesquecível.
Assisti o filme na semana Santa deste ano, proposta da professora de filosofia juntamente com os alunos na escola onde trabalho. É um filme que resgata valores da fé.
Tem uma linguagem fácil, educadora de fé e perseverança.

MERCELINO PAN Y VINO

Inicia-se com uma comemoração, dizendo “esta é a minha casa esta é aminha vida”. Todos estavam lá na cidade comemorando, menos o padre que foi visitar uma família, que havia uma menina enferma. Aproveitou e contou a história de Marcelino Pan e Vino. Conta que, depois de uma guerra tudo foi reconstruído, menos uma ruína. Então os Monges foram em busca para construir um monastério, com a cara e a coragem. Com muita garra construíram o que muito queriam.
Em dia escutam um bebê todo enrolado, chorando na porta do Mosteiro. Decidiram criá-lo e batizá-lo com o nome de Marcelino, já que era dia de tal celebração. Buscaram encontrar uma família, um lar para o menino e nada deu certo. Já frustrados de tantas tentativas, os doze frades decidiram criá-lo. Todos seriam pai e mãe do menino. Ficaram felizes com a decisão. Dividiram as tarefas para educá-lo.
Assim Marcelino foi crescendo, alegrando o mosteiro. Cada Monge tinha um nome que ele inventou de acordo com suas ocupações.
Em certo trecho do filme contam a vida de Marcelino através da música, por sinal linda. Tudo era motivo de alegria , ensinavam tudo com animação. O ensino da matemática com rima, de português com descontração, geografia com a prática e arte de ser feliz com a sabedoria.
Com o passar dos tempos ele começou a ficar teimoso, levado e os monges começaram mudaram de atitude, a ser mais severos com ele,

Relacionados