Filme “filhos do silêncio”

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Filme “Filhos do Silêncio”

Tomando como base os aspectos observados no filme “Filhos do Silêncio” comente os seguintes tópicos:
1º - Como a escola trata a educação dos alunos surdos antes da chegada do novo professor e qual filosofia educacional era empregada? Após a chegada deste houve alguma diferença na educação aplicada? Comente sua resposta ilustrando com alguma passagem do filme.
 Aênfase da instituição para crianças surdas no filme recai sobre o oralismo. O diretor apregoa uma inser¬ção, mas algo que não cause desestabilizações, que não impliquem transformações. Percebemos esta postura na passagem em que o diretor Bach afirma: “mas ninguém está querendo mudar o mundo por aqui... apenas tentando ajudar algumas crianças surdas... todo resto é deslumbramento”.
Existe napostura do personagem diretor, uma refração aos avanços na construção do conhecimento do surdo, subestimando os alunos não ouvintes, o diretor os considera incapazes de aprender.
A ABORDAGEM DA COMUNICAÇÃO TOTAL: A classe do professor Leeds é de linguagem e pronuncia entre suas exibições todos os equipamentos e métodos apresentados esporadicamente ao longo do filme, bem como os resultados alcançados,apontam para os métodos gestualistas. O professor se utiliza da comunicação total e, sua metodologia com os alunos, vai deste o artifício da queda da cadeira, como apresentação inicial, a “mentira” de que a aula havia sido encerrada, para identificar os alunos que dominavam a leitura orofacial, a postura de “ponta cabeça” para criar uma situação hipotética na qual a oralização seria indispensável.A própria apresentação que foi transcrita na primeira parte evidencia que o aproveitamento de suas experiências anteriores é de fundamental importância na criação e recriação de sua metodologia particular.
Verifica-se ausência de estrutura da língua e, uma metodologia voltada para comunicação com frases como: “você não quer falar?/t/ parte inicial do nome do grupo de rock favorito do se aluno.2º - A falta de comunicação com o outro levam a complicações no campo social, educacional e afetivo. Comente com suas palavras, que tipo de privações os surdos passam e como estas afetam em sua vida.
 A cena em que o professor James Leeds, recebia seus estudantes surdos em casa para assistir um filme. Nessa seqüência há uma clareza quanto aos problemas relativos às deficiências auditivas, pois osom da televisão está altíssimo, o telefone toca sem parar e a chaleira onde se ferve água para o café está apitando.
Nesse ínterim apenas o professor percebe todos esses sons e subitamente se vê pedindo as outras pessoas que estão no ambiente que se mobilizem para abaixar a TV, desligar o fogão onde ferve a água ou atender ao telefone. Tudo seria normalíssimo se não nos lembrássemos quetodas as outras pessoas presentes naquela casa são deficientes auditivos...
 O surdo é definido como aquele que não ouve. Há nessa definição uma negação a partir de um elemento que não está presente: a audição. Ou seja, o surdo é o que eu, o ouvinte, não sou. Embora a incapacidade de ouvir seja o que diferencia o sur-do daqueles que cunharam a definição, ou seja, os ouvintes, semanticamente, essaincapacidade não se restringe a um sentido físico, o da audição. Ela tam¬bém pode se referir àqueles que fisicamente podem ouvir, mas que não o fazem por inúmeras razões, em certas ocasiões, o que, a nosso ver, desloca o subs¬tantivo ‘surdo’ (aquele que não ouve) para a função do adjetivo ‘surdo’ (“você está surdo?”). O signo ‘surdo’, portanto, agrega essas duas funções: a de nomear e a dequalificar. Em ambas, existe uma car¬ga semântica negativa, pois a definição se faz pela negação, o não ouvir. A nosso ver, o duplo sentido pode apontar para o traço da diferença: o surdo é aquilo que o ouvinte não é ou vice-versa, mas em algum momento, o ouvinte pode vir a ser, o que co¬loca o ouvinte, frente a algo que lhe provoca estranheza e que, talvez, ele repudie.
 O humano tem dificuldades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do filme filhos do silencio
  • Resenha do filme Filhos do Silêncio
  • resumo do filme filhos do silencio
  • Resenha do Filme Filhos do Silêncio
  • Relatório do filme “filhos do silêncio”
  • Resenha do filme filhos do silêncio
  • Trabalho sobre filme "filhos do silêncio"
  • pratica pedagógica: Filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!