Filme escritores da liberdade resenha

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CAMPUS CARAZINHO
CURSO DE PEDAGOGIA
ACADÊMICO: LEOMAR ANTONIO DA SILVA
DISCIPLINA: GESTÃO E PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Resenha do filme: Escritores da Liberdade
Nesses filmes sobre a prática pedagógica dos professores, jamais é um professor experiente que transforma a sua prática pedagógica tendo em vista o contexto que encontra.Passando a impressão de que os professores de mais idade não possuem capacidade de inovar, isto é, que não mudam em nenhuma circunstância.
Nesse caso também, é uma professora novata que chega para mudar, para transformar. Dando a entender que os professores que estavam naquela escola, os tradicionais, depois de alguns anos de prática, perdem o seu ideal e se cristalizam numa prática rotineira edespreocupada com os alunos.
Nas primeiras práticas da professora ela adota o mesmo caminho pedagógico de todos os outros professores. Mas algo a inquieta. Ela percebe e se incomoda com o seu fazer desconectado da realidade dos seus alunos. Eles não se interessam por ela nem por seus assuntos porque não veem a relação entre aquilo que ela está falando e a vida que levam cotidianamente. Os alunose a professora estão falando sobre o mesmo contexto, mas em linguagens diferentes.
Penso que a proposta escrita da escola tenha sido imaginada para ser aquilo que a professora acaba fazendo, mas que, por perder sua conexão com a realidade, acaba alienando os professores e os alunos. Por isso que o ensino acaba perturbando os professores, tornando-os indiferentes e os alunos fazendo-osdesleixados e desinteressados.
Há um confronto entre duas propostas educacionais naquela realidade. Uma proposta tradicional em que o ensino-aprendizagem é concebido como transmissão dos saberes dos mestres para os educandos. E uma posterior proposta, explicitada pela professora em que os conhecimentos são reconstruídos e recontextualizados em conjunto pela professora e pelos alunos.
Essa professorapossui a vantagem de ainda não estar conformada com uma situação em que os outros professores já desistiram de tentar transformar. Essa professora não se deixa levar pelo senso comum instalado na escola de que é impossível educar aqueles adolescentes pelo fato deles serem oprimidos pelo crime, pelas drogas, pelas gangues. Aliás, ela usa esses mesmos fatos geradores de sofrimento para impulsionar eserem geradores de mudanças e aprendizados.
Nem todos os professores têm as habilidades, o querer e a força de vontade como essa professora do filme. Alguns professores durante a formação inicial são cheios de ardores e de ideais, mas no confronto com a realidade se fecham e se conformam pensando que apenas desempenhando suas funções mecanicamente já fazem muito. Então perdem o idealismo e começama dar mil desculpas e o trabalho vai passando de uns para os outros e ninguém nada faz além de discursos vazios.
Essa professora era uma idealista convicta. Não deixou que os problemas inerentes ao desempenho de suas funções atrapalhassem o seu querer. Buscou todas as maneiras, mesmo drásticas, para poder realizar aquilo que tinha em mente. Persistente derrubou barreiras e buscou a consolidaçãodaquilo por que lutava.
Esse é exatamente o desafio pedagógico apresentado aos professores. Não só do filme, mas do cotidiano de todos os educadores. Como fazer uma educação conectada com as preocupações dos adolescentes e com a realidade vivenciada por eles. Nos embates com uma realidade escolar curricular preparada para alunos advindos de classe média, com uma realidade cultural, econômica ecultural muito diferente daqueles alunos da escola que se tem na realidade: alunos de diversas classes sociais, de muitos níveis sócio-econômicos, com formações e experiências culturais muito diversificadas.
Seria muito fácil chegarmos em uma sala de aula homogênea e desenvolvermos o currículo de forma rotineira e pacífica. Mas não é isso que encontramos. A realidade está muito próxima daquilo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Filme Escritores da Liberdade
  • Resenha do filme escritores da liberdade
  • Resenha do Filme Escritores da Liberdade
  • Resenha do filme Escritores da Liberdade
  • Resenha do filme “Escritores da Liberdade”
  • Resenha do filme escritores da liberdade
  • Resenha do Filme Escritores da Liberdade
  • Resenha do Filme Escritores da Liberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!