Filme Conrock

711 palavras 3 páginas
É um drama inspirado na realidade, narrado em livro pelo professor Pat Conroy, que lecionou numa escola situada na ilha de Iamacraw, no litoral da Carolina do Sul.
Ao chegar à escola, o professor fica chocado com o ensino retrógrado, com o estado de miséria local e com a apatia e ignorância dos alunos. Incapazes de pronunciarem seu nome, chamam-lhe "Conrack". Jovem, libertário e humanista, conclui que o problema não estava nos alunos, mas sim na pedagogia utilizada.
Os alunos estavam impregnados pelos métodos retrógrados da professora anterior e do inspetor escolar. Pouco estimulados, não tinham convicção em si mesmos; não possuíam referências para avançar e descobrir que todos, devidamente estimulados, são capazes de aprender.
O inspetor Skeffenton, mensageiro da ideologia dominante, interessado na manutenção do "status quo", preconizava uma relação de dureza, pancada e submissão. Por isso, Conrack descartou as cartilhas antigas e toda a orientação do inspetor escolar.
A relação de poder entre professor-aluno passou de vertical à horizontal, com respeito e humanidade. As aulas perderam o caráter solene e sacramental, ganhando o ar livre, a praia, a natureza, música, poesia, filmes e excursões. A comunicação passou a ser tão espontânea e afetiva que os alunos começaram a acreditar em si mesmos e na real possibilidade de relacionamento com o mundo que os cercava.
De forma dinâmica e coerente, Conrack vai ao problema central da educação, modernamente chamado de projeto político-pedagógico, em um processo rico e enriquecedor para professor e aluno, por conter as sementes da reflexão, da crítica e da consciência.
No entanto, os altos poderes pedagógicos demitem o professor sob a alegação de combater-lhe certas liberdades (como a educação sexual para uma turma de crianças, desenhando o órgão genital feminino no quadro negro). Mas as mudanças já haviam ocorrido. Conrack aumentou a qualidade de vida de seus alunos, levou-os a um padrão mais elevado, ajudou-os

Relacionados