Filme 13 dias que abalaram o mundo - Análise dos níveis de Relações Internacionais

Páginas: 3 (605 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Os Níveis de Análise em Relações Internacionais

A partir do filme “13 dias que abalaram o mundo” de Roger Donaldson, vemos a tensão gerada na Guerra Fria, onde duas superpotências internacionais– EUA e URSS - chegam ao limite de uma guerra nuclear. Sendo a produção do filme americana, é notável uma tendência em defesa em favor do governo dos mesmos. O início do conflito se dá quando duranteuma rastreamento de rotina das forças militares americanas, estes se deparam com mísseis sendo implantados em território cubano em direção aos EUA. Neste momento as atuações diplomáticas eorganizacionais são colocadas em prática pelos dois lados do jogo.
Extraí momentos em que se evidenciam a atuação dos níveis de Estado no momento de estratégia do conflito. Seriam eles os Indíviduos (dosindivíduos no contexto das agências), as Agências (das agências burocráticas no âmbito do Estado) e do Estado (dos estados no sistema Internacional). Segue o embasamento:
1º Indivíduos
Nível individual.Aponto o caráter do chefe da marinha, que ordenou que se efetuassem disparos de sinalização por sobre o navio do pentágono em um momento delicado de tensão e estratégia. Após, o personagem de RobertMcNamara dá uma bronca no indivíduo e afirma quem dá as ordens naquele setor, segundo as especificações do presidente John Kennedy. Neste momento do filme todos os correspondentes do Estado estãoprontificando suas ações de guerra, entretanto alguns líderes tentam sobrepor sua autoridade em favor de seu próprio interesse pela guerra. Evidencia-se as oposições de poder dentro da organização, segundo acolaboração e caráter específicos dos aliados.

2º Agências
Nível Burocrático. No momento em que John Kennedy liga para o Capitão Pierce e ordena que solte torpedos de seu navio e que intime oinimigo a subir seu submarino, o capitão obedece e efetua seu papel dentro da estratégia e hierarquia da guerra. Aqui mostra-se claro o contato entre dois líderes de agências do Estado (o próprio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!