files conteudo 66 TrabalhoI20152 1

1101 palavras 5 páginas
Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Informática

INF280 – Pesquisa Operacional I
TRABALHO I
Data de entrega: 14 de setembro 2015

No editor do solver LINDO, escreva e resolva os modelos dos problemas modelados na lista de exercícios (veja abaixo os problemas). Para cada modelo resolvido, de acordo com o relatório fornecido pelo Lindo, escreva claramente as respostas (soluções) dos problemas. Exemplo de resposta para o problema 1: “Para gerar um lucro de R$ 125,00 (lucro máximo), o sapateiro deve produzir 15 sapatos e 25 cintos”.
Apresentar impresso os modelos digitados no Lindo, as soluções geradas pelo Lindo (relatório) e as respostas dos problemas. O trabalho pode ser feito e entregue em dupla.
1. Um sapateiro faz 6 sapatos por hora, se fizer somente sapatos, e 5 cintos por hora, se fizer somente cintos. Ele gasta 2 unidades de couro para fabricar 1 unidade de sapato e 1 unidade de couro para fabricar uma unidade de cinto. Sabendo-se que o total disponível de couro é de 6 unidades por hora e que o lucro unitário por sapato é de $5,00 e o do cinto é de $2,00, pede-se: o modelo do sistema de produção do sapateiro (quantidades a serem fabricados), com o objetivo de maximizar seu lucro por hora.
2. Antônio Castor, presidente da Companhia Ramos de Carvalho, quer utilizar, da melhor maneira possível, os recursos de madeira em uma das regiões florestais. Dentro desta região, há uma serraria e uma fábrica de compensados; assim, as toras podem ser convertidas em madeira beneficiada ou em compensado. Produzir uma mistura comercializável de 1 m³ de produtos beneficiados requer 1 m³ de pinho e 4 m³ de canela. Produzir 100 m² de madeira compensada requer 2 m³ de pinho e 4 m³ de canela. Esta região tem disponíveis 32 m³ de pinho e 72 m³ de canela. Compromissos de Venda exigem que sejam produzidos, durante o período de planejamento, pelo menos 5 m³ de madeira beneficiada e 1200 m² de madeira compensada. As contribuições ao lucro são $45 por 1 m³ de produtos

Relacionados