Filantropia

Páginas: 15 (3643 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Sumário










Introdução

Neste trabalho abordaremos o tema “Filantropia”, falaremos sobre o seu conceito, as diferenças em relação à Responsabilidade Social, exemplos de empresas e entidades filantrópicas, o processo de criação e as vantagens que empresas privadas têm ao investir recursos em entidades filantrópicas.
É importante entendermos a evolução da entidade filantrópicano mercado de trabalho, o quanto esse ramo vem crescendo e precisando de profissionais especializados.
Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, levantando duvidas sobre a Filantropia.














1. O que é Filantropia?

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, e o termo é de origem grega, que significa "amorà humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo. O termo filantropia foi criado por um imperador romano, no ano de 363, pois achava que filantropia era característica de uma de suas atividades, como sinônimo de caridade, com o objetivo de ajudar as pessoas.
Basicamente a filantropia é uma ação social externa da empresa que tem como objetivo principal, beneficiar a comunidade ou ONGs(Organização Não-Governamentais) em suas diversas formas, seja ela através de doações, como roupas, comida, dinheiro, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente, mesmo sendo com tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo serem praticadas em igrejas, hospitais e escolas e etc. Umaentidade filantrópica tem isenção de impostos, mais para isso ela precisa de comprovar para o governo que realmente é uma entidade filantrópica, ou seja que não possua fins lucrativos.

2. Filantropia e responsabilidade social


Responsabilidade Social e Filantropia. Muitas pessoas acreditam que seja a mesma coisa, mais não é.
Filantropia está voltada à ações de amor ao próximo, fora do âmbitodas empresas. O principal beneficiário é a comunidade, através de ações como trabalhos voluntários, doações individuais, bingos e sorteios beneficentes, venda de rifas, campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, livros, entre outras coisas, junto a organizações não governamentais, associações de amigos de bairro, conselhos comunitários, hospitais, asilos, creches, entre outras entidades eInstituições. E uma Associação ou fundação sem fins lucrativos, criada com o propósito de produzir o bem.
A responsabilidade social é focada na cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente), cuja demanda e necessidade, a empresa deve buscar entender eincorporar aos negócios, Desenvolver políticas e práticas nesse contexto, pois os resultados são altamente benéficos para a própria empresa, para o consumidor e para a sociedade. A empresa passa a criar uma cultura interna de responsabilidade social, conta com o respeito e participação de colaboradores, parceiros e demais envolvidos em seu negócio, bem como com a lealdade por parte do consumidor emrelação aos seus produtos e serviços.
Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz.

3. Vantagens de investimentos em projetos à comunidade (Responsabilidade Social)

No processo de amadurecimento de uma empresa, não se pode apenas pensar na taxa de retorno que oferece aos acionistas. Valores mais complexos, como o bem-estar dos funcionários eda comunidade, são peças-chave para estimular a organização a buscar ou manter a liderança. E aí as filantrópicas têm lições a dar.
De acordo com o Guia de Boa Cidadania Corporativa, que destaca os melhores projetos empresariais voltados para a comunidade, comparando a rentabilidade média das 100 melhores empresas empregadoras com a das 500 maiores empresas privadas do país, o primeiro grupo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filantropia
  • Filantropia
  • filantropia
  • Filantropia
  • Filantropia
  • Filantropia
  • Filantropia
  • Filantropia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!