Filósofos

Páginas: 9 (2113 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
-------------------------------------------------
Sócrates
Sócrates (469–399 a.C. )foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. 
Sócrates, nasceu em Atenas, seu pai era escultor, sua mãe era parteira.Foi casado e teve três filhos.
Para a época não se poderia considerá-lo um aristocrata.
Era feiode aparência, mas carismático ao extremo. Uma pessoa paciente, simples, extrovertida que além de possuir uma mente brilhante, tinha um domínio de sí próprio a toda prova.
Essas qualidades fizeram dele um filosofo, buscava questionando a todos de forma indistinta(ricos e pobres), ensinar através de seu método( Maiêutica) os indivíduos a pensar e a Conhecerem-se a si mesmos.
O fato de entrar emcontato com todos (ricos, escravos) gerou na aristocracia Grega, o temor por seus ensinamentos levarem o povo a subversão. Considerado uma ameaça a ordem política, foi preso, julgado e condenado. A sentença exigia que parasse de ensinar ou que morresse tomando cicuta(veneno). Ele preferiu a morte a ter que se subjugar.
Não deixou seu método de ensinar escrito. É considerado o Pai da filosofia epara muitos o melhor filosofo de todos os tempos.
-------------------------------------------------
Filosofia
Método socrático
Ideias filosóficas
As crenças de Sócrates, em comparação às de Platão, são difíceis de discernir. Há poucas diferenças entre as duas ideias filosóficas. Consequentemente, diferenciar as crenças filosóficas de Sócrates, Platão e Xenofonte é uma tarefa difícil e deve-sesempre lembrar que o que é atribuído a Sócrates pode refletir o pensamento dos outros autores.
Se algo pode ser dito sobre as ideias de Sócrates, é que ele foi moralmente, intelectualmente e filosoficamente diferente de seus contemporâneos atenienses. Quando estava sendo julgado por heresia e por corromper a juventude, usou seu método de elenchos para demonstrar as crenças errôneas de seusjulgadores. Sócrates acredita na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo".
Sócrates também duvidava da ideia sofista de que a arete (virtude) podia ser ensinada para as pessoas. Acreditava que a excelência moral é uma questão de inspiração e não de parentesco, pois paismoralmente perfeitos não tinham filhos semelhantes a eles. Isso talvez tenha sido a causa de não ter se importado muito com o futuro de seus próprios filhos. Sócrates frequentemente diz que suas ideias não são próprias, mas de seus mestres, entre eles Pródico e Anaxágoras de Clazômenas .
Amor
No Simpósio, de Platão, Sócrates revela que foi a sacerdotisa Diotima de Mantinea que o iniciou nosconhecimentos e na genealogia do amor. As idéias de Diotima estão na origem do conceito socrático-platônico do amor.
Conhecimento
Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância ("Só sei que nada sei".). Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana. Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a conhecerem seus desconhecimentos. Atravésda problematização de conceitos conhecidos, daquilo que se conhece, percebe-se os dogmas e preconceitos existentes.

-------------------------------------------------
Platão
Platão ( 428/427 – Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educaçãosuperior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
-------------------------------------------------
Pensamento platônico
Em linhas gerais, Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofos
  • Filósofo
  • filosofos
  • Filosofos
  • Filosofos
  • filosofos
  • FILÓSOFOS
  • Filosofos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!