Filósofo Sartre e os problemas de comunicação atuais

Páginas: 6 (1456 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013











Filósofo Sartre e os problemas de comunicação dos tempos modernos















Ana Clara Govoni Coutinho






Guaíba, Agosto de 2013
Dados de Identificação

Nome: Ana Clara Govoni Coutinho

Série: 1º ano/ EM

Professor: Claiton Oliveira

Matéria: Filosofia

Ano: 2013

Nota:_____Observações:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________












Sumário


Introdução.................................................................... 4


Filósofo Sartre.............................................................. 5


Problemas de comunicação nos tempos modernos..... 6


Conclusão.................................................................... 8Referências Bibliográficas............................................ 9





















INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta um pouco sobre a vida do filósofo Francês Sartre e seus pensamentos. Os interesses pelo conhecimento que Sartre tinha, que entre outros motivos, levaram a ele uma forte popularidade e reconhecimento, sendo assim um importante escritor e filósofo. Otrabalho apresenta algumas obras do filósofo.
O trabalho também mostra os problemas de comunicação e de relacionamentos da sociedade moderna. Relaciona os pensamentos e ideologias de Sartre com o fracasso das pessoas de se relacionarem. Apresenta as causas dessa grande dificuldade.
O objetivo é apresentar o filósofo Sartre e relacionar sua opinião e pensamentos, com os problemas derelacionamentos nos tempos modernos.








Filósofo Sartre


Jean Paul Sartre, nasceu na França, em Paris, em 1905. Foi um importante filósofo que criou importantes pensamentos. Desde pequeno se mostrou interessado por clássicos literários da época, tinha uma grande atração pelo conhecimento e pela escrita.

Em 1915, conheceu Paul Nizan, quandoingressou no liceu Henri VI de Paris, com ele teve uma grande amizade. Em 1916, seu padrasto, o segundo matrimônio de sua mãe, o obrigou a mudar-se para Rochelle. Seu pai tinha falecido quando ele tinha apenas dois anos, ele havia contraído uma febre no oriente. Sartre sempre se lamentou por não ter convívido com o pai.

Não retornou a Paris durante certo tempo, voltou somente em1920. Sartre, com cerca de 19 anos, foi estudar na Escola Superior Normal de Paris e depois na universidade Sorbonne. Conheceu ali, Simone de Beauvoir, sua companheira de toda a vida e que se tornaria uma das mais famosas escritoras do mundo.

Cumpriu o serviço militar e se tornou um professor de filosofia. Depois de algumas tentativas, conseguiu publicar uma novela, "O Muro", em 1937,e seu primeiro romance, "A Náusea", em 1938, novela que pretendia divulgar os princípios do existencialismo e que lhe proporcionou certa popularidade, ao mesmo tempo em que se tornava símbolo daquele movimento filosófico.

No período da Segunda Guerra Mundial, foi mantido preso. Ele havia sido convocado pelo exército francês, foi aprisionado pelos alemães em 1940, e se fez de civil prase libertar. Aproveitou sua prisão para estudar a obra do filósofo alemão Martin Heidegger entre outras obras de importantes escritores e filósofos.

Em 1943, publicou ‘’O Ser e o Nada’’, sua obra filosófica mais conhecida, versão pessoal da filosofia existencialista de Heidegger. O ser humano existe como uma coisa (em si), mas também como uma consciência (para si), que sabe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SINCRONIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS PROBLEMA DOS FILÓSOFOS
  • o filosofo Sartre
  • Filosofo sartre
  • Sartre Filosofo
  • Problemas atuais
  • o problema do outro em sartre
  • O problema do eu transcendental em sartre
  • Os problemas da comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!