Filósofo James Mill

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Escocês nasceu em 6 de Abril, 1773 faleceu em 23 de Junho, 1836. Foi um historiador e filósofo e pai de John Stuart Mill.Foi umpartidário do liberalismo e um famoso representante do radicalismo filosófico.Foi educado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, e foi ministro da Igreja por um curto período de tempo. Quandodescobriu que ninguém conseguia entender seus sermões, deixou a Igreja da Escócia para ganhar a vida como escritor. Seus livros foram muitos e variados, e sua mais famosa obra literária é History of BritishÍndia (História das Índias Britânicas), que levou doze anos para terminar. Sua contribuição mais importante para a psicologia é Analysis of the Phenomena of the Human Mind (Análise dos Fenômenos daMente Humana) (1829). Sugeriu que as sensações e as idéias são os únicos tipos de elementos mentais que existem. Para a tradição empirista-associacionista até então aceita, todo o conhecimento começacom as sensações, das quais são derivados, através do processo da associação, os complexos de idéias de ordem superior. Para ele, a associação é uma questão de contiguidade ou concomitância e pode sertanto simultânea como sucessiva.
Mill acreditava que a mente não tem função criativa, pois a associação é um processo passivo. Em outras palavras, sensações ocorridas juntas numa certa ordem sereproduzem mecanicamente como idéias, e essas idéias acontecem na mesma ordem de suas sensações correspondentes. A associação é tratada em termos mecânicos, e as idéias resultantes são apenas a acumulaçãoou soma dos elementos individuais.
Mill aplicou a doutrina mecanicista à mente humana com uma precisão e abrangência raras. Seu objetivo era destruir a idéia de atividades psiquicas ou subjetivas edemonstrar que a mente não passa de uma máquina, acreditava que os outros empiristas, ao alegarem que a mente é semelhante a uma máquina em suas operações. Segundo ele a mente é uma entidade passiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influencia do filósofo james mill para psicologia
  • James mill
  • James Mill
  • James Mill
  • james mill
  • Mill
  • james
  • James

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!