Fijao

4310 palavras 18 páginas
eção:

Sol,ss

ESPECIFICIDADE HOSPEDEIRA NA SIMBIOSE COM
Ritizobium— FEIJÃO E INFLUÈNCIA DE DIFERENTES
NUTRIENTES'
AVILIO A. FRANCO2 e JOIIANNA DÔBEREINEJV

Sumário

Foram feitos quatro experimentos em casa de vegetação com a finalidade de estudar a cspeeificidacle hospedeira na simbiose cio estirpes de Rhizobiunr phaseoli com variedades de Fhascoles vulgaris e a influência de vários nutrientes.
Com os dados obtidos pudemos concluir que de fato existe nm comportamento diferente na fixação de N das estirpes quando em simbiose com diferentes variedades.
O moiibdênio, que se mostrou indispensável na fisação do N, rivamlo em excesso prejudicou mais o processo da simbiose do que o desenvolvimento das plantas.
O }C e o Mg foram prejudiciais para a simbiose e fixação do N, enquanto o Ca foi indispensável para nm perfeito processamento da simbiose. Não houve diferença entre as variedades em relação a nutrição com éstes elementos.
O adubo nitrogenado entretanto agiu diferentemente na simbiose das variedades, inibindo a nodulação da variedade Rico 23 e não das outras.

INTRODUÇÃO

mente eficiente cm algumas variedades dc hospedeiro e ineficiente em outros da mesma espécie.
Nutmaa (1956) observou diferenças genéticas c:o relação a capacidade de nodulação e simbiose eficiente cns trevo e nsostrtsu rp 'e bá um fator responsável pela resistência à infecção por Rluzobi,inz, existindo ainda outros fatôres qi te alteram gradativameate a capacidade da simbiose eficiente. l3urton e \Vilson
(1939) encontrarasn estas diferenças em variedades dc alfafa e Johnson e Means (1960) o fizeram em soja.
Johnsou e Means (1960) observaram uma elorose cm soja causada por unia substância que só é prodozida quando bá simbiose de específicos genótipos de bactéria e hospedeis-o.
Borton e Wilson (1939) verificaram em M. sativo que a fixação além da especificidade hospedeira depende do meio ambiente.
Segundo Van Scbrcvcn ( 1953) o cálcio é importante para o

Relacionados

  • Laudo técnico
    5669 palavras | 23 páginas
  • Antropologia
    10279 palavras | 42 páginas
  • Mente
    12872 palavras | 52 páginas
  • Estresse hidrico em faseulus lunatus
    18635 palavras | 75 páginas