Figuras de linguagem

Páginas: 13 (3084 palavras) Publicado: 29 de julho de 2013

Trabalho

De

Literatura




Tema: Figuras de linguagem
Aluna:
Turma:
Professora:









04 de Abril de 2013


Figuras de Linguagem
1)Metáfora
Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é a comparação de palavras em que umtermo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.
Exemplos:
1-Leia esses versos de Chico Buarque:
“Sua boca é um cadeado
E meucorpo é uma fogueira”.
Observe que o eu lírico mantém uma relação de similaridade entre os termos “boca” e “cadeado”, de modo que as características do “cadeado” (fechado) sejam atribuídas à “boca”. O mesmo ocorre entre os termos “corpo” e “fogueira” (ambos são quentes).
2-“Buscava o coração do Brasil.”

O Brasil não possui o órgão biológico em questão. Portanto, coração significa aí o centrovital, a essência, o âmago do país.
2)Comparação
Consiste em estabelecer entre dois seres ou fatos uma relação de semelhança, atribuindo a um deles características presentes no outro. A comparação se estabelece por meio de palavras ou expressões comparativas presentes no enunciado ( como, semelhante a, igual a, que nem, tal qual).
Exemplos:
1-As garças descem nos brejos que nem brisas. (Manoel deBarros)
2-Minha dor é inútil
Como uma gaiola numa terra onde não há pássaros. (Fernando Pessoa)

3)Prosopopeia
Atribuição de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais e inanimados.
Exemplos:
1-A formiga disse para a cigarra: ” Cantou…agora dança!”
2-A morte mostrou sua face mais sinistra.
4)Sinestesia
Sinestesia, figura de palavra que consiste em agrupar e reunir sensaçõesoriginárias de diferentes órgãos do sentido: visão, tato, olfato, paladar e audição.
Exemplos:
1-Leia este trecho de uma obra de Mário de Andrade:
“Esta chuvinha de água viva esperneando luz e ainda com gosto de mato longe, meio baunilha, meio manacá, meio alfazema”.
No período acima, Mário misturou diferentes tipos de sensações: visuais, olfativas e gustativas.
2-“O sol de outono caía com umaluz pálida e macia”.
Neste caso, “pálida” e “macia” reúnem sensações de visão e tato, respectivamente. O uso dessa figura de expressão, além de embelezar o texto, amplia o sentido do termo a que se refere.
5)Catacrese
Catacrese é a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver umaoutra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum; são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar a comunicação. Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados. Consiste também em dar à palavra uma significação que ela não tem, por falta de termo próprio, empregando-as fora do seu significado real. Noentanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que estão sendo usadas no sentido figurado.
Exemplos:
1-O pé da mesa estava quebrado.
2-Sentou-se no braço da poltrona para descansar

6)Metonímia
É a substituição de uma palavra ou expressão por outra,quando entre ambas existe uma contiguidade(proximidade, vizinhança) de sentidos que permite essa troca. É necessário certo cuidado para nãoconfundir metáfora com metonímia. A metáfora se baseia em um mecanismo de associação de ideias, de semelhança, de comparação mental. A metonímia, por sua vez, é a simples troca de uma palavra por outra. Essa troca só é possível entre palavras que apresentam entre si uma contiguidade de sentidos.
Exemplos:
1-Ao final do concerto, o teatro inteiro aplaudiu a orquestra.
[Teatro substitui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Figuras de linguagem
  • Figuras de linguagem
  • Figura da linguagem
  • figuras de linguagem
  • figuras de linguagem
  • Figuras de linguagem
  • Figuras de linguagem
  • Figuras de Linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!