Figuraes Da Gua Na Paisagem De Inocncia Seminrio Mariana

3792 palavras 16 páginas
1

Figurações da água na paisagem de Inocência: viagem ao sertão bruto1 Edinília Nascimento Cruz1

RESUMO: Em viagens pelo interior do Brasil, o escritor Visconde de Taunay registrou impressões e lembranças do sertão, colheu os tipos que se tornaram a fonte de inspiração para sua escrita literária.
Inocência (1872) é uma composição paisagística dos céus, rios e terras brasileiras. A simbologia da água nesse romance é representativa, aparece com frequência influindo no ciclo de vida sertaneja, na constituição e tipificação das personagens. Este texto tem como objetivo analisar a produtividade da metáfora da água na paisagística do romance, tomando como referência o espaço. Pretende discutir o drama vivido por Cirino, a relação dele com o ambiente, buscando examinar o sentido da água e seu reflexo na travessia física e simbólica que faz das águas claras e turvas. Na literatura brasileira, a água nutriu o imaginário de muitos escritores que buscaram na natureza inspiração para suas criações.
Gaston Bachelard, no livro, A Água e os Sonhos - Ensaio sobre a imaginação da matéria (2002) realiza estudo sobre a simbologia da água e convida a fazer um mergulho nas águas “primaveris, amorosas, profundas, mortas, feminina, maternal, violenta”, que conduzem à criação literária. A partir dos apontamentos desse crítico, propõe-se refletir sobre a materialidade e imaterialidade desse símbolo gerador dos sentidos de vida e morte que se alternam no universo do romance.

Palavras-chave: Espaço; Inocência; Água.

1 INTRODUÇÃO

Passado Camapuã, ainda mais belo se mostra aquele sertão, se possível
é. Que formoso o Ribeirão Claro, cujas águas alvíssimas rolam por sobre leito de deslumbrante areia, entre fileiras dos mais elegantes buritis! [...]
Que prazer, que delícias prolongado banho nessa linfa tão convidativa e singularmente colorida, à sombra de frondosas árvores e por dia cálidos!
(TAUNAY, 2005, p. 359, grifo do autor).

Ao viajar para o sertão, Visconde de Taunay encantou-se com

Relacionados