fiestas españolas

Páginas: 6 (1477 palavras) Publicado: 3 de abril de 2015
Colégio Canadá






Fiestas Españolas.







Nome do professor: Clotilde
Disciplina: Espanhol

Ano: 3° A
Aluno: Gabriela Santino e Gabriella Gonçalves nº 17 e 18
Data de entrega: 7 de abril de 2015






Índice:
1. Fiesta de La Tomatina
2. Fiesta de San Juan
3. Festival “Las Fallas”
4. Fiesta "Los Sanfermines"
5. Anexos
6. Siteografia










































1. Fiesta deLa Tomatina
Ocorre sempre na última quarta feira de agosto de cada ano, em Buñol, na região espanhola de Valência.
A festa é uma forte tradição desde 1944 ou 1945. Ninguém está completamente certo como este evento se originou. Possíveis teorias sobre como a Tomatina iniciou-se: começou a incluir uma luta de comida local, entre amigos, uma guerra de classes juvenil, uma saraivada de tomates deespectadores a um desfile de carnaval, uma brincadeira sobre um músico ruim, o rescaldo anárquica de um derrame acidental camião, entre outras.
Uma das teorias mais populares é que moradores descontentes atacaram vereadores com tomates durante uma festa da cidade. O que aconteceu para iniciar a tradição foi apreciado tanto que foi repetida no ano seguinte, e no ano seguinte, e assim por diante. Oferiado foi proibido durante o Estado espanhol, sob Francisco Franco por não ter significado religioso, mas retornou em 1970 após a sua morte.




















2. Fiesta de San Juan

Comemorado em todas as cidades da Espanha, nos dias 23 e 24 de Junho.
Hoje com sentido religioso e católico, tem origem nas antigas religiões pré-cristãs. 
Antigamente era uma comemoração que visava dar mais forçaao sol, já que no solstício de inverno os dias vão ficando mais curtos e o sol ia ficando mais "fraco". Posteriormente foi incorporado ao imaginário
popular como festa em louvor ao santo católico São João.
A Fiesta de San Juan foi trazida da Espanha e espalhou-se por diversos países.
Uma de suas características e tradição desta festa é fazer uma fogueira com móveis velhos, queimar objetos e roupasque já não se usem e saltar por cima do fogo pedindo um desejo.















3. Festival “Las Fallas”
É o festival mais bonito da Espanha, las “Fallas de Valencia” é uma festa de luzes e cores que anuncia a primavera. No mês de março, as ruas da cidade ficam repletas de grandes figuras, verdadeiras obras de arte que competem em originalidade e espetaculosidade, cujo final será épico: o fogo queocorre na Nit de Cremà, no dia 19 de março, quando todas as figuras, exceto a campeã, são queimadas. A festa é repleta de representações satíricas, folclóricas e culturais e os valencianos participantes desfilam com os trajes tradicionais da região pelas ruas.
No catalão medieval, o termo falla servia para denominar os fachos que se colocavam no alto das torres de vigilância. Deriva dolatim facula. No "Llibre dels Fets" (a primeira das quatro grandes crónicas de Jaime I, cita-se que as tropas do rei Jaime levavam falles para alumiar.) Este termo utilizava-se tanto para os fachos que iluminavam as tendas de campanha como para as que se utilizavam para iluminar uma festa. Mais tarde, fez-se referência a este termo para se referir às fogueiras e luminárias que se acendiam em vésperas defestas extraordinárias e dos patronos. Na véspera do dia de São José, acendiam-se fogueiras para anunciar a festividade, recebendo esta prática ritual o nome de falla.
A versão mais popular da origem das fallas, segundo o Marqués de Cruïlles, é que elas foram iniciadas pelo grêmio de carpinteiros, que queimava, na véspera do dia do seu padroeiro, São José, uma fogueira purificadora, queimando sobras elimpando as oficinas antes de começar a primavera. Existem outros autores que apontam uma origem mais antiga para a festa, defendendo que o culto ao fogo é um ritual de tradição pagã e que as fallas não são mais que uma versão desse arcaico ritual, anunciando o início da primavera e propiciando fertilidade.
No século XVIII, algumas das fallas que se acendiam em Valência não eram meras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fiestas
  • La fiestas
  • Lengua española
  • CULINARIA ESPAÑOLA
  • Literatura española ii
  • New Fiesta hatch
  • Freio traseiro Fiesta
  • Familia real española

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!