Fieldbus

Páginas: 14 (3414 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FieldBus

6.2.1. O Que é Fieldbus?
 
Para uma rede aplicada à interligação de elementos a nível de chão-de-fábrica (CLPs, válvulas, indicadores dedicados, sensores, transdutores, atuadores, etc) é utilizada a denominação genérica de "barramento de campo", ou Fieldbus.
 
    O termo fieldbus descreve uma rede de comunicação digital que veio substituir o sistema de sinal analógico 4 -20mA existente ainda hoje nas indústrias (e muito difundido devido a sua imunidade à interferências eletromagnéticas, apesar de sua tecnologia ultrapassada desenvolvida na década de 60).
    O fieldbus pode ser definido como uma rede digital, bidirecional (de acesso compartilhado), multiponto e serial, utilizado para interligar os dispositivos primários de automação (dispositivos de campo) a umsistema integrado de automação e controle de processos. Cada dispositivo de campo pode possuir uma "inteligência" (microprocessado), o que o torna capaz de executar funções simples em si mesmo, tais como diagnóstico, controle e funções de manutenção, além de possibilitar a comunicação entre dispositivos de campo (não apenas entre o engenheiro e o dispositivo de campo). Em outras palavras, o fieldbusveio para substituir o controle centralizado pelo distribuído.
    Portanto o fieldbus é muito mais que um mero substituto do padrão analógico 4 - 20mA, pois promove a melhora de qualidade, a redução de custos e o aumento de eficiência.
    Vale ressaltar que o fieldbus baseia-se no modelo ISO/OSI e que os níveis implementados são o 1,2 e 7. O modelo é reduzido para atender aos requisitos detempo de resposta.
6.2.2. Vantagens
Redução Inicial:
    A instalação de uma rede fieldbus (que é multiponto) requer 1/5 menos cabos do que as ponto-a-ponto. Com relação ao padrão 4 - 20mA, que requer um par de fios para cada dispositivo, o fieldbus requer apenas um par-trançado de fios para toda a rede.
    O sistema fieldbus requer menos trabalho para instalação e economiza dinheiro devidoa redução de material necessário para instalação.
    Há uma maior rapidez no projeto do layout de um sistema fieldbus devido a sua pouca complexidade.
Manutenção:
    A baixa complexidade do fieldbus traz uma maior segurança e uma menor necessidade de manutenção.
    A depuração de um sistema fieldbus também é facilitada devido a possibilidade de diagnóstico online dos dispositivos decampo.
Melhora de Performance
    Fieldbus permite um aumento de flexibilidade na hora de projeto, pois alguns algoritmos e procedimentos de controle podem ficar no próprio dispositivo de campo e não mais no programa de controle. Isto reduz o custo total do sistema e torna as expansões futuras muito mais fáceis.
    No padrão 4 - 20mA, somente uma informação (valor de uma variável) pode sertransmitida, e somente em uma direção. O fieldbus, por sua própria definição, supera em muito esta limitação.
    Com a tecnologia fieldbus, um instrumento de campo pode ser calibrado, inicializado, operado e reparado numa velocidade considerável. Isto leva a uma redução do tempo total requerido para operar um sistema fieldbus.
6.2.3. A História do Fieldbus
    A tecnologia fieldbus, que jápercorreu mais de 10 anos de desenvolvimento, está mais para uma saga de proporções bíblicas do que para um padrão de automação industrial.
    Tudo isto porque até hoje ainda não foi decidido qual é o padrão (único) que deverá ser seguido por todos os fabricantes no mundo.
    Tudo começou em meados da décade de 80, quando a ISA formou o SP50 fieldbus committee para desenvolver um padrão deautomação industrial que integrasse os vários tipos de dispositivos de campo digitais que estavam surgindo na época.
    O comitê, envolvido com um padrão de grandes proporções e com centenas de membros divididos pelos seus próprios interesses (na época já haviam alguns sistemas digitais, mas ainda sem nenhum padrão e interoperabilidade), não conseguia lançar o padrão.
    Daí, em 1992, surgiram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fieldbus
  • Fieldbus
  • Fieldbus
  • Fieldbus
  • CONFIGURAÇÃO FIELDBUS
  • Rede fieldbus
  • Fieldbus fundation
  • Tecnologia Fieldbus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!