Fieldbus

Páginas: 9 (2075 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013
Sumário

























1. O Que é Fieldbus?  
Para uma rede aplicada à interligação de elementos a nível de chão-de-fábrica (CLPs, válvulas, indicadores dedicados, sensores, transdutores, atuadores, etc) é utilizada a denominação genérica de "barramento de campo", ou Fieldbus.

    O termo fieldbus descreve uma rede de comunicação digital que veiosubstituir o sistema de sinal analógico 4 - 20mA existente ainda hoje nas indústrias (e muito difundido devido a sua imunidade à interferências eletromagnéticas, apesar de sua tecnologia ultrapassada desenvolvida na década de 60). O fieldbus pode ser definido como uma rede digital, bidirecional (de acesso compartilhado), multiponto e serial, utilizado para interligar os dispositivos primários de automação(dispositivos de campo) a um sistema integrado de automação e controle de processos. Cada dispositivo de campo pode possuir uma "inteligência" (microprocessados), o que o torna capaz de executar funções simples em si mesmo, tais como diagnóstico, controle e funções de manutenção, além de possibilitar a comunicação entre dispositivos de campo (não apenas entre o engenheiro e o dispositivo decampo). Em outras palavras, o fieldbus veio para substituir o controle centralizado pelo distribuído. Portanto o fieldbus é muito mais que um mero substituto do padrão analógico 4 - 20mA, pois promove a melhoria de qualidade, a redução de custos e o aumento de eficiência. Vale ressaltar que o fieldbus baseia-se no modelo ISO/OSI e que os níveis implementados são o 1,2 e 7. O modelo é reduzido paraatender aos requisitos de tempo de resposta.








2. Vantagens
Manutenção:
A baixa complexidade do fieldbus traz uma maior segurança e uma menor necessidade de manutenção.
A depuração de um sistema fieldbus também é facilitada devido a possibilidade de diagnóstico online dos dispositivos de campo.

Interoperabilidade
Com a interoperabilidade, um dispositivo Fieldbus pode sersubstituído por um dispositivo similar com maior funcionalidade de um outro fornecedor na mesma rede do Fieldbus, mantendo as características originais. Isto permite aos usuários mesclar dispositivos de campo e sistemas de vários fornecedores. Dispositivos individuais Fieldbus podem também transmitir e receber a informação de multivariáveis, comunicando-se diretamente um com o outro sobre o barramentoFieldbus, permitindo que novos dispositivos sejam adicionados ao barramento sem interromper o controle.

Dados de Processo Mais Completos .
Com o Foundation Fieldbus, as variáveis múltiplas de cada dispositivo podem ser trazidas ao sistema de controle da planta para a análise, arquivo, análise de tendência, estudos de otimização deprocesso e geração de relatórios. Este acesso aos dados mais exatos e de alta resolução, permite um ajuste fino do processo para melhor operação, reduzindo o tempo ocioso da planta. Estas características permitem um maior desempenho e lucratividade mais elevada da planta.

Vista expandida do processo .
Dispositivos modernos Fieldbus, comcomunicação poderosa microprocessada permitem que os erros de processo possam ser reconhecidos mais rapidamente e com uma maior certeza. Como consequência, os operadores de planta são notificados de condições anormais ou da necessidade de manutenção preventiva, e podem tomar melhores decisões sobre a produção. Os problemas que diminuem a eficiência operacional são corrigidos mais rapidamente,permitindo um aumento no rendimento enquanto que o custo de matéria prima e os problemas de emissões perigosas diminuem.
Melhor Segurança Da Planta .
A tecnologia Fieldbus ajuda as plantas a manter as exigências de segurança, cada vez mais restritas. Fornecendo operadores com notificação e aviso antecipados de circunstâncias perigosas pendentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fieldbus
  • Fieldbus
  • Fieldbus
  • CONFIGURAÇÃO FIELDBUS
  • Rede fieldbus
  • Fieldbus fundation
  • Tecnologia Fieldbus
  • Automação industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!