Fidadfs

1290 palavras 6 páginas
likSOCIOLOGIA – UNIDADE I: a criação do campo do saber
O CONCEITO DE NATUREZA
“O conceito de ‘natureza’ é hoje determinado, em larga medida, pela forma e pela significação sociais que as ciências da natureza lhe conferiram. Mas essas ciências interessam-se apenas por um setor limitado do universo. [...] Se quisermos compreender isso a que se chama ‘natureza’, entretanto, será preciso levarmos em conta o fato de que os seres humanos [...] surgiram do universo físico. Numa palavra, teremos de incluir no conceito de natureza a capacidade que ela tem de produzir, no curso de processos cegos, não apenas reatores de hélio ou desertos lunares, mas também seres humanos.”
(ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p. 12.)

CAPÍTULO 1. DA ERA PRÉ-CIENTÍFICA AO RENASCIMENTO

1. O conhecimento como característica da humanidade
Ao observarmos as espécies de animais, percebemos a existência de regularidades comportamentais que caracterizam a vida de cada grupo. A preservação das espécies animais e seu aprimoramento parecem ser, como afirmou Darwin na teoria sobre a evolução das espécies, o objetivo desses hábitos de vida, da forma de convivência e da sociabilidade. O homem, como uma entre as várias espécies animais existentes, também desenvolveu processos de convivência, reprodução, acasalamento e defesa. Alguns são “instintivos”. Proveniente de sua bagagem genética demonstra também ser capaz de sentir medo, prazer ou frio e de estabelecer relações de amizade e parentesco. Ele também desenvolveu habilidades e comportamentos que não são genéticos, mas culturais.
Quando falamos em cultura, estamos nos referindo a um conjunto de valores, crenças, padrões de comportamento e hábitos de vida que, apesar de geral e coletivo, varia no tempo e no espaço. A cultura não se desenvolve em um grupo de forma espontânea, mas é produzida historicamente, fruto da dinâmica da vida em comum. Para ser transmitida por uma geração para outra depende de aprendizado. Estas

Relacionados