Fichemento do texto Moviemtnos sociais

2387 palavras 10 páginas
Fichamento do texto: AÇÃO COLETIVA, CULTURA E SOCIEDADE CIVIL: Secularização, atualização, inversão, revisão e deslocamento do modelo clássico dos movimentos sociais.

“O modelo clássico de interpretação dos movimentos sociais é fortemente impregnado de materialismo ontológico e realismo epistemológico, ênfases derivadas da noção de senso comum das raízes práticas da mudança radical que se desenvolveu nos últimos três séculos, e de uma especial inflexão conferida a esse empirismo filosófico pela emergência da sociedade industrial. Os intelectuais responsáveis pela organização e pelo conteúdo ideológico dos movimentos revolucionários geralmente os concebiam de maneira instrumental, isto é, como o meio mais eficiente para alcançar a distribuição radical dos bens.”
“Deve-se a Alain Touraine a elaboração dessa reconstrução histórica dos movimentos sociais "clássicos" e do seu quadro teórico. "Os velhos movimentos sociais", escreveu Touraine, "foram associados à idéia de revolução", e esta associação deu origem a uma clara orientação tática para o poder, a violência e o controle. "A questão fundamental era o controle do poder, e imagens mais simbólicas incluíam a violência: a ocupação da Bastilha ou do Palácio de Inverno, manifestações de massa freqüentemente dissolvidas violentamente pela polícia, ocupações de fábricas e greve geral"

“Em um sentido empírico, os movimentos revolucionários não deixavam de ter efetivamente uma forma cultural ou um conteúdo ético. Na realidade, as referências teóricas acessíveis aos seus líderes é que limitaram sua autoconsciência.”
“Karl Marx, o primeiro e mais importante ideólogo de um movimento revolucionário do século XIX, contribuiu mais do que qualquer outro contemporâneo para firmar o prestígio do modelo clássico ao elaborar uma narrativa meta-histórica que deu ênfase aos interesses econômicos e materiais e colocou em segundo plano a reflexão moral e a solidariedade, como questões a ser consideradas em um momento histórico

Relacionados