Fichas Exame Fisica 10ºano

8072 palavras 33 páginas
Ficha de trabalho 10º ano Física (exercícios dos exames)

1. Lê o seguinte texto: ”Mais de 85% da energia consumida hoje é obtida através do carvão, petróleo e gás natural, entre outros. Por isso, o futuro depende da utilização que o Homem saiba fazer das energias renováveis como, por exemplo, as energias solar, eólica e hidroeléctrica. Actualmente, consomem-se cerca de 320 mil milhões de kWh de electricidade por dia. A manter-se o ritmo actual de consumo de combustíveis fósseis, estes recursos esgotar-se-ão rapidamente. O consumo dos recursos não renováveis tem de diminuir, não apenas para afastar o espectro de uma crise energética grave que a humanidade enfrenta, mas também porque a sua utilização tem efeitos altamente prejudiciais sobre o meio ambiente. Estes efeitos estão relacionados, com as emissões de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, cujas concentrações na atmosfera têm aumentado, nos últimos anos, de forma exponencial. O aumento de concentração destes gases tem potenciado o reforço do efeito de estufa natural, causando alterações climáticas globais.”
1.1. Indica, com base no texto, duas razões justificativas da necessidade de um maior recurso às energias renováveis.

1.2. Selecciona a opção que contém os termos que devem substituir os espaços, respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmação seguinte. “O dióxido de carbono, CO2, é um gás com efeito de estufa, porque _________ facilmente as radiações infravermelhas emitidas pela Terra, contribuindo para __________ a temperatura global média na superfície da Terra”.
(A) ... absorve... diminuir... (C) ... transmite... aumentar...
(B) ... absorve... aumentar... (D) ... transmite... manter...

2. Numa instalação solar de aquecimento de água, a energia da radiação solar absorvida na superfície das placas do colector é transferida sob a forma de calor, por meio de um fluido circulante, para a água contida num depósito, como se representa na figura do lado.
2.1. Numa

Relacionados

  • Ficha global fisica 10º ano
    2104 palavras | 9 páginas
  • lexico desportivo
    7093 palavras | 29 páginas
  • So pa ti
    21885 palavras | 88 páginas
  • Relatório de Estágio 2009 e 2010
    51145 palavras | 205 páginas