Fichamnto 1 Durkheim

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2015
Carlos Alberto dos Santos Camargo, Número USP: 8559554
Professora: Paula Marcelino
Ciências Sociais – Sociologia II
Matutino


Fichamento 1: Durkheim – Capítulo V - “Preponderância progressiva da solidariedade orgânica e suas consequências”



Sobre o direito doméstico, contratual, comercias etc.: “Portanto, o conjunto das relações submetidas a uma regulamentação penal representa apenas a menorfração da vida geral e , por conseguinte, os vínculos que nos ligam à sociedade e que dividem da comunidade das crenças e dos sentimentos são muito menos numerosos do que os que resultam da divisão do trabalho.”(pg. 127)

Durkheim estabelece que cada um dos códigos do direito são estabelecidos para definir um crime e definindo o rompimento a solidariedade por ele rompida, isto é, o crime é umrompimento de uma solidariedade social. A solidariedade social representada pelo direito penal é a mais elementar, forte e espontânea, assim, sendo chamado por Durkheim por mecânica ou semelhança.

“De fato, O que faz o indivíduo seja mais ou menos intimamente ligado a seu grupo não é apenas a multiplicidade maior ou menos dos pontos de vinculação, mas também a intensidade variável das forças que omantém vinculados a eles.” (p.129)

“De fato, o que mede a força relativa dos dois vínculos sociais é a facilidade desigual com a qual se rompem. O menos resistente é, evidentemente, o que se rompe com a menor pressão. Ora, é nas sociedades inferiores, em que a solidariedade por semelhanças é a única ou quase a única, que essas rupturas são mais frequentes e mais fáceis.(p129)

Em uma solidariedademecânica é um sistema de segmentos homogêneos, ou seja, os indivíduos são semelhantes entre si. Diante disso, a solidariedade mecânica é constituída por laços de parentesco. O indivíduo, nessa sociedade, é socializado, pois está ligado a seus semelhantes no âmbito de um mesmo tipo de coletivo, cujo o indivíduo não detém de sua própria individualidade

“Bem diferente são as coisas à medida que otrabalho se divide. As diversas partes do agregado, por cumprirem funções diferentes, não podem ser facilmente separadas”, mais adiante, “Separem as populações mineiras, das populações vizinhas, que fundem metais ou fabricam tecidos de vestuário à máquina, e logo estas morrerão individualmente. Sem dúvida, quando uma sociedade civilizada sofre tamanha divisão que uma das partes permanece privada deuma agência central que exerça a autoridade, ela não tarda a criar outra; mas corre grande risco de dissolução e, antes de reconstituir uma autoridade suficiente, a reorganização será exposta a permanecer por muito tempo num estado de desordem e de fraqueza” (p.130)

“Não só, de maneira geral, a solidariedade mecânica liga os homens menos fortemente do que a solidariedade orgânica, como também, àmedida que avançamos na evolução social, ela vai se afrouxando cada vez mais.” (p.133)

A solidariedade orgânica, segundo Durkheim, é fruto das diferenças sociais, pois são essas que unem os indivíduos por meio da necessidade de troca de serviço e objetos e sua interindependência. Diante disso, os membros da sociedade instituída pela solidariedade orgânica estão unidos em virtude da divisão dotrabalho. O meio estabelecido é profissional, lugar em que cada um detém a sua função

“(…) os estados fortes e definidos da consciência comum são raízes do direito penal. Ora, veremos que o número destas últimas é menor hoje do que outrora e que ele diminui progressivamente à medida que as sociedades se aproximam de nosso tipo atual. Isto significa, pois, que a intensidade média e o grau médio dedeterminação dos estados coletivos diminuíram. Disso, é verdade, não podemos concluir que a extensão total da consciência comum tenha se estreitado, pois pode acontecer que a região a que o direito penal corresponde se tenha contraído e que o resto, ao contrário, tenha-se dilatado.”(p.134)
“Acabamos de ver que as atividades especiais se desenvolveram mais do que a consciência comum; portanto, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1. Durkheim
  • DURKHEIM E WEBER 1 1
  • 1. A concepção de durkheim
  • Sociologia De Durkheim 1
  • 1- Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia?
  • Emile Durkheim E Fato Social 1
  • Fichamento Sobre Émile Durkheim 1
  • C Pia De 1 Ano Mile Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!