Fichamneto silvana

1304 palavras 6 páginas
Universidade Camilo Castelo Branco
Nome: Silvana Paula de Souza
Disciplina: Gestão Social Administração e Gestão e Planejamento.
Livro: Planejamento Social Intencionalidade e Instrumentação
Autor: Myrian Veras Baptista
Ano: 2010 2º Edição
Editora: 2º Edição Veras Cpihts
O objeto de planejamento da intervenção profissional é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, é o aspecto determinado de uma realidade total sob o que irá formula um conjunto de reflexões e de preposições para a intervenção. Sua construção e reconstrução permanente ocorrem a partir da localização da questão central a ser trabalhada e das ideias básicas que norteiam o processo( pag 31).
Na prática, a (re) construção do objeto da ação profissional é um processo que envolve operacionalização das demandas institucionais das pressões dos usuários e das decisões profissionais. ( PAG. 32)
Trata-se de re-estruturar essa demanda, mediando interesses diversos, numa determinada direção ético-política, o que significa re-construir o objeto da intervenção. ( pag. 33 )
Procurem superar a exclusão social, a discriminação e o não atendimento aos direitos sociais. ( PAG. 34 )
O processo reconstrutivo do objeto se assenta portanto sob a percepção de que as questões tratadas nas praticas se colocam em níveis diferentes de apreensão e intervenção. (Pag. 35 )
O espaço do alcance da ação profissional no cotidiano da instituição configura em nível privilegiado em que o profissional pode e deve exercer influência e produzir mudanças. ( Pag. 36 )
No nível das relações estruturais da sociedade, evidentemente, nem sempre o assistente social pode ultrapassar os seus limites colocando pelo seu âmbito sua intervenção, mas pode desoculta-los “conviver com a realidade não significa ser conveniente com ela “. (Pag. 37 )
Ao elaborar o seu objeto, o planejador constrói um conhecimento É fundamental numa construção a apreensão que o profissional faz do real imediato sobre o qual trabalha.

Relacionados

  • Gênero
    3814 palavras | 16 páginas