Fichameto Erick Erikson

575 palavras 3 páginas
Universidade Federal Fluminense
Disciplina: Psicologia da Educação I.
Professor: Monica Azevedo Aluno: Inghrid Michylles Sant’ Anna

Fichamento sobre a teoria do desenvolvimento de Erik Erikson
Págs.
Apresentação

360
- Erik Erikson diz que o desenvolvimento do indivíduo se dá através da interação com o ambiente.

360/361

- Do nascimento ao primeiro ano de vida, Erikson diz que a criança passa pela fase da confiança básica x desconfiança básica, que corresponde à fase oral da teoria de Freud.
- O comportamento de quem cuida da criança é de suma importância, pois aquela que tem pais atenciosos em suas ações, desenvolve uma firme confiança. Já aquelas que correspondem às crianças com frieza, fazem desenvolver a desconfiança.

361
- Entre dois e três anos (fase anal, por Freud), a criança tem um conflito entre a autonomia x vergonha e dúvida.
- Por conseguir se locomover sozinha, desenvolve autonomia em sua ações, porém em caso de algo feito de forma incorreta e a reação de quem cuida esta criança for agressiva, o comportamento dela criança será de vergonha e dúvida naquilo que faz.
361/362
- Entre quatro a cinco anos é a fase da culpa x iniciativa, similar a fase fálica de Freud.
- Nesta fase a criança já possui certa independência em suas ações. É capaz de planejar e tomar iniciativa no que deseja fazer ou ter.
- Erikson dizia que a crise edipiana tem participação no sentimento de culpa por parte de uma criança quando esta excede os limites do comportamento aceitável.
362
De seis a doze anos, é a fase entre Produtividade x Inferioridade. É o período que corresponde à fase de latência de Freud.
- Erikson, ainda visando mudança de comportamento, mostra que agora a busca é pela aprovação em suas aprendizagens. A criança se encontra na fase de desenvolver habilidades que a sociedade busca numa criança.
- Pode desenvolver senso básico de inferioridade.
362
- De treze a dezoito anos, corresponde à fase genital,

Relacionados