FichamentoTexto

2360 palavras 10 páginas
Componente Curricular: Psicologia Jurídica
Professora: Elsa Mattos
Curso de Bacharelado em Direito Código: DIR –162 Período Letivo: 2014.2
Discente: Renata de Aguiar Dias

FICHAMENTO DE CITAÇÃO

Dos Delitos e das Penas

1. Prefácio do autor

Não existe, efetivamente, outra instituição tão próxima da natureza do homem como a família. Sociedade simples ou complexa, assente do modo mais imediato em instintos primordiais, a família nasce espontaneamente pelo simples desenvolvimento da vida humana. (p. 01).

[...] além de atividades de cunho natural, biológico, também é a família o terreno fecundo para fenômenos culturais, tais como as escolhas profissionais e afetivas, além da vivência dos problemas e sucessos. Nota-se, assim, que é nesta ambientação primária que o homem se distingue dos demais animais [...]. . (p. 01).

Nesse caminho, sobreleva apontar dois motivos essenciais para a formação do núcleo familiar na sociedade, dos quais um é, antes, o fim imediato visado pelo outro: o desenvolvimento da personalidade humana e a concretização do projeto de felicidade. A família, pois, não se localiza dentro de um conjunto de muros ou num campo, mas em atitudes mentais, no terreno fecundo da cultura. . . (p. 01).

I - Introdução.

As vantagens da sociedade devem ser distribuídas equitativamente entre todos os seus membros. (pp. 15-18).

[...] Não houve quem se ocupasse em reformar a irregularidade dos processos criminais, essa parte da legislação tão importante quanto descurada em toda a Europa. (pp.16-18).

Contudo, qual a origem das penas, e em que se funda o direito de punir? Quais as punições que se devem aplicar aos diferentes crimes? (...) Quais são os meios mais apropriados para prevenir os delitos? [...] (pp.16-18).

II – Origem das penas e do direito de punir

A moral política não pode oferecer à sociedade nenhuma vantagem durável, se não estiver baseada em sentimentos indeléveis do coração do homem. (pp. 18-20).

Ninguém faz graciosamente o

Relacionados