Fichamentos dos textos de teorias de piaget, vigotsk, wallon e outros.

5057 palavras 21 páginas
Fichamento Texto: texto 1 relação Professor-aluno - Indisciplina

A indisciplina em sala de aula é, hoje, um fenômeno que vem sendo discutido em nossa sociedade de forma cotidiana, seja em meios acadêmicos, familiares ou pela mídia.
A indisciplina escolar não envolve somente características encontradas fora da escola como problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida, além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos na escola como a relação professor-aluno.
Durante a pesquisa elaboramos duas grandes categorias de análise; uma que analisa a indisciplina sob a ótica da psicologia institucional apresentados, neste texto, por Aquino e Guimarães.
Dessa forma, Aquino (1996) discute que a escola passa a receber sujeitos não homogêneos, provindos de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma “bagagem” que, muitas vezes é negada pela escola.
Guimarães expõe que a escola está planificada objetivando homogeneizar as pessoas, pois, segundo ela, há quem acredite que quanto mais igual, mais fácil de dirigir.
Yves de La Taille defende que quando a disciplina é relacionada ao cumprimento de normas, a indisciplina pode ter relação com a desobediência às normas; porém, aponta que a não observância das normas tem dois motivos, a revolta contra as normas ou o desconhecimento delas.
Para que o indivíduo alcance a autonomia moral, temos claro que é imprescindível que o ambiente a ser propiciado na escola, seja um ambiente cooperativo, pois, as virtudes morais não são transmitidas verbalmente, mas, construída nas relações interpessoais.
Piaget em La Taille defende que temos duas alternativas: formar
Personalidades livres ou conformistas. Se o objetivo da educação for o de formar indivíduos autônomos e cooperativos, é necessário propiciar que ele se desenvolva em um ambiente de cooperação.
Por receber alunos de vários lugares, de variadas características; a escola é, por excelência, ambiente

Relacionados