Fichamentos de Historia da Arte

Páginas: 18 (4360 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
Fichamento 1
Casa Bandeirista, Luis Saia
1 – IDENTIFICAÇÃO DO TEXTO
“Fases em que a planta da residência se modifica, aceitando soluções que representavam nova destinação para o esquema de organização do espaço, como nas casas dos sítios Mandu, Butantã e Caxingui (Arredores de São Paulo)[...] E o Quinzinho (Sorocaba), com instalação de cozinha em corpo suplementar; em que surge detalhes dacaracterística de intuição ‘ de apuro e elegância, como nas colunas da fachada da casa do sitio do Quinzinho.”
“Na planta que perde a simplicidade e limpeza presentes nos exemplares mais antigos; no esquema construtivo que passa a acusar soluções arranjadas e desconformes. E assume um garbo elegante, como na casa de Sorocaba, que se choca com a fisionomia social daquele bandeirista temido pelametrópole, pelos espanhóis, pelos jesuítas, pelos índios e holandeses; que não lembra o paulista mais afeito à luta e à tarefa do apresamento do que é o conforto domestico e ao sossego; que aceita soluções de vida de arquitetura frágeis e incertas, negadas sempre pelos exemplares mais legítimos da arquitetura e da gente da fase heroica do bandeirismo paulista.”
2 – SINOPSE DO TEXTO
A casabandeirista foi consagrada pela historiografia brasileira de arquitetura com o objetivo de se referir às construções rurais paulistas residenciais do período colonial. A expressão casa rural paulista também pode ser encontrada na bibliografia sobre o assunto. No entanto, há alguma controvérsia entre os estudiosos sobre os moradores de tais casas - a referência aos personagens históricos conhecidos comobandeirantes é considerada uma construção ideológica das primeiras décadas do século XX. Trata-se em geral de edificação rural, geralmente a sede de uma fazenda, erigida nas proximidades da vila de Piratininga durante os séculos XVII e XVIII.
A casa bandeirista, construída com a técnica de taipa de pilão, possui uma planta tipicamente simples, em forma quadrada ou retangular. Uma porta central,com alpendre, ladeada por dois cômodos frontais — o quarto de hóspedes e a capela — abre-se para um salão principal, pelo qual tem-se acesso a outros cômodos, ou alcovas.
Tendo como referencias de casas bandeiristas Butantã, Quinzinho e Caxingui.




3 – ANÁLISE CRÍTICA
- Técnica usada de taipa de pilão;
- Condições peculiares de sobrevivência e evolução;
- Casa de Quinzinho emSorocaba considerada referencia;
- Eficiência comprovada de um esquema construtivo satisfatório para a época;
- Uma planta elaborada com uma legitima expressão mestiça;
- Obra perde a funcionalidade especifica, e isso gera a sua expressão arquitetônica.

Fichamento 2
Cozinhas,etc. , Carlos Lemos
1 – IDENTIFICAÇÃO DO TEXTO
O quadro geral é o mesmo: Cozinhas e demais dependências satélites tãoligadas ao exterior que fogão, tanque, bica, cisterna, paiol, despensa, curral e pomar confundiam-se num só complexo onde o clima e o elemento servil são determinantes. [...] Quintais urbanos “contem em geral um telheiro, sob o qual se cozinha, e senzalas para a criadagem da casa, quase sempre índios, raros sendo pretos e mulatos.”
“A casa bandeirista situava-se sempre a meia encosta. Na frente,possuía um terreiro amparado por um pequeno muro de arrimo feito com pedras roladas de um fundo rio – terreiro talvez remanescente da eira portuguesa e, atrás, o pomar e toda sorte de pequenas construções rusticas – telheiros, casas de escravos, de agregados, casas de farinha, espigueiros, ranchos de monjolos e de moendas, como veremos logo. No centro da fachada principal, o alpendre reentrante,o chamado “corredor” – a peça distribuidora que permitia o acesso ao âmago da casa, a capela em um dos seus flancos, e ao quarto de hospedes, sempre independente.”
2 – SINOPSE DO TEXTO
Quando o assunto é a origem do partido bandeirista, a acuidade da pesquisa documental permite a Lemos afirmar que se difundiu em São Paulo, "tomando feições próprias, um modelo popular ibérico qualquer. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento gombrich, a história da arte
  • Fichamento Panofsky Historia Da Arte
  • Fichamento de história da arte
  • Fichamento História social da arte
  • Fichamento História da Arte
  • Fichamento história da arte gromich
  • Fichamento Historia da Arte Gombrich
  • Fichamento história da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!