Fichamentos de História

Páginas: 15 (3665 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
7 jun. 2013
 

FICHAMENTO - Texto 01 – Apologia da História ou O Ofício do Historiador – Marc Bloch
Texto 01 – Apologia da História ou O Ofício do Historiador – Marc Bloch
Edição anotada por Etienne Bloch – Prefácio: Jacques Le Goff – Apresentação a edição brasileira: Lilia Moritz Schwarcz
Em primeiro lugar, a história não seria mais entendida como uma ciência do passado, uma vez que,segundo Bloch, “passado não é objeto de ciência”. Ao contrario, era no jogo entre a importância do presente para a compreensão do passado e vice-versa que a partida era, de fato jogada.
Bloch preferia trocar os termos da equação e provocar dizendo que, assim como a história não era a ciência do passado, também não poderia ser definida como uma “ciência do homem” (p.7)
Mas foi, definitivamente, naatmosfera da faculdade de letras da Universidade de Etrasburgo – onde foi nomeado charge de cours e maitre de conferences, em dezembro de 1919 e o professour em 1921 – que Bloch conheceu um verdadeiro ambiente intelectual. (p.8)
Investindo em uma história de longa duração, de períodos históricos mais alargados e estruturas que se modificavam de maneira mais lenta e preguiçosa, Bloch, tornava-se umaespécie de fundador da antropologia histórica, ao selecionar eventos marcados pelo seu contexto, mais acionado por estruturas e permanências sincrônicas, anteriores ao momento mais imediato. (p.9)
O segundo texto nos interessa mais de perto. Trata-se exatamente de Apologia da História, obra inacabada que trás reflexões sobre métodos, objetos e documentação histórica. Isolado, longe da família edas noticias que falavam do destino um só tempo trágico na França – que até então parecia resisti a invasão alemã -, Marc Bloch redigia um pequeno ensaio, até hoje uma peça preciosa para a compreensão desse movimento que revolucionou a historiografia.
Os tempos porem, eram difíceis e, como dizia Bloch, “a historia se encontra desfavorável as certezas”. (p,11)
Antes de resumir minha leitura dotexto de Marc Bloch, gostaria de destacar a extraordinária capacidade desse historiador de transformar seu presente vivido em reflexão histórica. (p.16)
A própria expressão “legitimidade” da história, empregada por Marc Bloch desde as primeiras linhas, mostra que para ele o problemas epistemológico da historia não é apenas um problema intelectual e cientifico, mas também um problema cívico e mesmomoral. (p.170
Escutemos bem Marc Bloch. Ele não diz: a historia é uma arte, a historia é literatura. Frisa: a historia é uma ciência que tem como uma de suas características, o que pode significar sua fraqueza mas também sua virtude, ser poética, pois não pode ser reduzida a abstrações, as leis, a estruturas. (p.19)
Embora não seja positivista para Marc Bloch, a história não deixa de ser umaciência, e uma das suas preocupações mais agudas nesse livro é o apelo constante as ciências matemáticas, as ciências da natureza, as ciências da vida. Não para daí extrair receitas para a historia. (p.20)
O historiador não pode ser um sedentário, um burocrata da historia, deve ser um andarilho fiel a seu dever de exploração e aventura. (p.21)
7 jun. 2013
 

FICHAMENTO O Uso e mal uso dosarquivos – Calos Bacellar
Texto 09 – O Uso e mal uso dos arquivos – Calos Bacellar
Pesquisar em arquivos é o destino de muitos jovens profissionais que ingressam nos cursos de pós graduação em história, ou mesmo daqueles que ainda dão os seus primeiros passos em projetos de iniciação cientifica. (p.23)
O trabalho com fontes manuscritas é, de fato, interessante, e todo historiador que entra por essaseara não se cansa de repetir como os momentos passado em arquivos são interessantes. (p.24)
Os inventários também permite que se discuta a evolução da composição do patrimônio ao longo dos séculos, diferenciado os níveis de riqueza e ostentação de um grande proprietário do seculo XVII para o outro. (p.37)
Instrumentos de pesquisa são obras fundamentais á pesquisa, pois remetem o consulente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento-Que é História
  • Fichamento Historia
  • FICHAMENTO DE HISTORIA
  • FICHAMENTO HISTÓRIA
  • Fichamento o que é história
  • FICHAMENTO HISTORIA
  • Fichamento texto história do ensino da história
  • Fichamento Panofsky Historia Da Arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!