FichamentoPesquisa

798 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS- UEMG

Iane Kátia Martins de Freitas

Fichamento de Artigos

Belo Horizonte
2015

Iane Kátia Martins de Freitas

Fichamento de Artigos

Belo Horizonte
2015

Fichamento do texto A Bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses para dissertações de Alda Judity Alves Mazzotti
“A produção conhecimento não é um empreendimento isolado. É uma bconstrução coletiva da comunidade científica, um processo continuado de busca, no qual a investigação se insere, completando ou contestando investigações contribuições anteriormente dadas ao estudo do tema...” (p.27)
“Essa análise ajuda o pesquisador a definir melhor seu objetivo de estudo e a selecionar teorias, procedimentos e instrumentos... na busca do conhecimento pretendido...” (p.27)
“Quando não houver revisões disponíveis, é recomendável começar pelos artigos mais recentes e, a partir destes ir identificando outros citados nas respectivas bibliografias...” (p.29)
“A identificação das questões relevantes dá organicidade à revisão...” (p.30)
“(...) a familiaridade com a leitura produzida na área que permite ao pesquisador selecionar adequadamente as pesquisas que serão utilizadas... (p.30)
“Sem um campo claramente definido e teorias próprias, a pesquisa educacional frequentemente recorre a conhecimentos gerados em outras áreas, como a Psicologia, a Sociologia, a Filosofia, a História e a Antropologia. (p.31)
“A escolha de um quadro teórico a priori focaliza prematuramente a visão de um pesquisador, levando-o a enfatizar determinados aspectos e a desconsiderar outros... (p.33)
“A construção teórica não é tarefa simples, exigindo profundo conhecimento do campo conceitual pertinente, além de grande capacidade de raciocínio formal.” (p.33)

Fichamento do texto Revisões de Literatura de Daisy Pires Noronha e Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
“A necessidade de atualização e de aquisição de novos

Relacionados