FichamentoPedro Demo

577 palavras 3 páginas
FICHAMENTO:

A Pesquisa é um procedimento que busca cultivar a criticidade, formar consciência e questionamento. Os métodos utilizados hoje pelos educadores podem ser divididos em dois tipos de pesquisa: a pesquisa científica e a pesquisa educativa.
Pesquisa Científica: Foco na pesquisa, construção de conhecimento com métodos que provocará o educando a buscar entendimento de seus questionamentos e a partir disso passar a interpretar os fatos com uma visão reconstruída.
Pesquisa Educativa: Sem compromisso com a pesquisa, voltada para a formação do educando para a atuação no mercado de trabalho, ou seja, é uma pesquisa limitada. A pesquisa no princípio educativo é realizada com o intuito de auxiliar o educando em atividades para o seu aprendizado.
Na pesquisa é necessário ler, interpretar, criticar, questionar e reformar, tudo isso para reconstruir o conhecimento que se tem de um determinado fato. Aprender bem é educar contra a ignorância, é formar opinião critica sobre determinados assuntos.
É necessário saber pesquisar para saber educar, ou seja, nós como futuros profissionais na área de docência temos a obrigação de produzir textos para não sermos hipócritas de exigir algo o qual não fazemos. São extremamente importante que haja produções textuais de ambas as partes aluno/professor para que a pesquisa seja levada a elaboração transformando assim os alunos em autores. Não é a autoridade que faz a ciência, o que faz a ciência é o argumento, portanto saber argumentar, questionar é o que impulsiona a busca de conhecimento. Devemos criar autonomia de opinião para que possamos desenvolver a busca pelo conhecimento e não para incentivar a competitividade entre os alunos com a procura de mostrar quem sabe mais, logo, devemos saber dosar o trabalho em grupo para que possamos ressaltar as competências e habilidades individuais de cada aluno.
O professor possui o papel de saber se o aluno está aprendendo e orientar em suas atividades com proximidade. Estimular a

Relacionados