FichamentoHermesToth

1170 palavras 5 páginas
UniRitter Laureate International Universities
FACULDADE DE HISTÓRIA
PROF: Walter Günther Lippold
O Egito Antigo e o Hermetismo Árabe
Junho de 2015
Lucas Matissek Worm

FICHAMENTO-ESQUEMA DE:

FACURI, Cintia. De Thot a Hermes Trismegisto: O Egito Antigo e o Hermetismo Árabe. Rio de Janeiro: NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade v. 1, p. 28-47, 2012.

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:

Através da análise do texto destacarei alguns pontos a serem analisados com mais detalhes para o entendimento deste fenômeno de extrema importância para a base da formação da cultura árabe em seu princípio. Acrescento comentários, citações e conclusões pessoais que auxiliam na compreensão geral do texto em foco. Abordando desde o Período Dinástico Inicial (c.2920 a.C.) até o Período Romano Cintia Prates Facuri nos contextualiza sobre esta transição que se inicia no Egito Antigo com o Deus Thot até sua influência nas cultura Greco-Romana com o culto a Hermes Trismegisto (o três vezes grande) e por fim sua aceitação na Europa nos séculos XV e XVI. Em seguida acrescento os parágrafos que formam as principais ideias deste fenômeno tratado como Hermetismo.

1 -IDÉIA GERAL DO TEXTO: Aspectos intelectuais cósmicos presentes na criação do universo, assim como às faculdades humanas relacionadas ao pensamento e à inteligência passam a ser relatados em textos produzidos por pelos egípcios antigos da XII Dinastia (1950 a.C.) e atribuídos como obras de possível caráter “hermético. Aqui nasce o mito que se difunde e influencia com toda força as diversas nações ao redor do Egito. Com a incerteza do local do nascimento do mito, no século XIX, estes textos passam a ser vistos como artefatos históricos e passa a existir a necessidade de estudá-los, apesar do foco estar em definir a que nação pertence o princípio das obras (Grega, Ocidental, egípcio e Oriental ou estrangeiro) estes estudos mostram o poder dos textos na base da cultura árabe e também em nossas ciências modernas. O segredo da

Relacionados