fichamentods

4123 palavras 17 páginas
FICHAMENTO DE LEITURA HISTORIA DA EDUCAÇÂO

RAGAZZINI,D Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação ?,Educar , Curitiba,n18;Editora UFPR,2001,p.13-28.
Sintese: Registros deixados pelo homem podem ser fontes históricas,depende do que as pessoas fazem.tipos de fontes e documentos: livros, fotos, cartas, museus equipamentos.

P14: Falamos sempre em fontes, mas o que é uma fonte? São vestígios, testemunhos que respondem - como podem e por um número limitado de fatos - às perguntas que lhes são apresentadas. A fonte é uma construção do pesquisador, isto é, um reconhecimento que se constitui em uma denominação e em uma atribuição de sentido; é uma parte da operação historiográfica.
P14 a fonte é o único contato possível com o passado que permiteformas de verificação..
P14 são vestígios que testemunham, que respondem como podem e por um numero limitado de fatos; a fonte e uma ponte, um veiculo, uma testemunha, um lugar de verificação, um elemento capaz de propiciar conhecimentos acertados sobre o passado
P14As fontes permitem encontrar e reconhecer: encontrar materialmente e reconhecer culturalmente a intencionalidade inerente ao seu processo de produção. Para encontrar é necessário procurar e estar disponível ao encontro: não basta olhar, é necessário ver. Para reconhecer é necessário atribuir significado, isto é: ler e indicar os signos e os vestígios como sinais.
P14 As fontes como complexo estratificado de layers A fonte pode ser representada, a partir de uma metáfora própria da informática, como o resultado de layers, camadas sobrepostas, complexo estratificado composto de vários níveis de relações, no qual todos os elementos que compõe cada um dos níveis estão correlacionados e, contemporaneamente, qualquer um dos níveis, bem como os seus elementos constituintes, estão correlacionados com os níveis superiores e/ou inferiores.
P15Trata-se de uma superposição de estratificações históricas, infinitas e numerosas tanto quanto as

Relacionados