FICHAMENTODO LIVRO: A VIDA NA ESCOLA E A ESCOLA DA VIDA

Páginas: 19 (4627 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS DE BRAGANÇA- 04
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DOCENTE: MARCELA SANTOS
DISCENTE:NAYARA SILVA MARTINS PINHEIRO







DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTIFICA














BRAGANÇA-2013

FICHAMENTO DO LIVRO: A VIDA NA ESCOLA E A ESCOLA DA VIDA

CESSON, C; OLIVEIRA, M; R. A vida na escola e aescola da vida. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Num estilo simples, organizado e atraente, o autor traz uma descrição com uma reflexão sobre a realidade da escola pública nacional e dos vários fatores que contribuem para o seu fracasso. Os autores preocupam-se também em fornecer procedimentos úteis à sociedade para, unida, alterar o atual quadro educacional.
O mundo muda a cada instante, oprogresso cresce como o vento passa ,constante. Seria o momento de rever seriamente os conteúdos, pois estamos martelando palavras que hoje já não tem conexão para os alunos. É preciso nos conectar com a realidade, com a atualidade e permitir que a escola da vida salve a vida na escola. 
Nossas salas de aula e professores (maior parte) se perderam pelas páginas da vida e dos livros antigos e precisamachar os atalhos da atualidade passando isso para aqueles que tem pela frente um mundo em conquista, enorme, como um monstro que pode se transformar em fada. 
Capitulo 1: Ninguém esta contente com a escola
Existem constantes reclamações de pais, docentes e alunos em relação a como funciona a escola, No entanto ninguém consegue chegar a raiz do problema pois em vez de focar em algo digamos assimapenas discutem entre si culpando um ou outro.
1.1 - Os pais estão preocupados e insatisfeitos
Os pais estão preocupados com a escassez das vagas nas escolas e os que conseguem esta vaga logo começam a ter resultados ruins ou seja não é o que eles esperavam para seus filhos, surge então a decepção. Para a maioria dos pais e mães, os responsáveis pelos maus resultados obtidos por seus filhossão as próprias crianças ou então os professores. Contudo os pais também se sentem em partes culpados pois não são totalmente capazes de ajudar seus filhos com os deveres.

1.2- Os professores se sentem cansados e frustrados
Os docentes também se sentem sobrecarregados e desvalorizados em seu trabalho, a escola devia ser um lugar harmonioso onde o aluno e professor se sentissem a vontade paradesenvolver seus respectivos trabalhos, no entanto o que podemos ver são classes superlotadas, péssimas condições de trabalho, programas complicados, sem falar que os professores para ganhar mais devem trabalhar feito loucos a procura de carga horaria, ou seja, trabalham muito para tentar viver dignamente, pois seus salários não proporcionam isso. Sendo assim rodeados de tantas dificuldades acabamse desanimando e se cansando, sem falar nos inúmeros problemas que surgem em sala de aula que na maioria das vezes são eles mesmos sozinhos que tem que resolver.

1.3- Os alunos sentem que a escola não foi feita pra eles
Tudo aquilo que eles sabem de experiência própria e bem vivida não é levado em contra na escola. A professora corrige sua maneira de falar, seus modos, sua maneira de vestire, às vezes, diz abertamente que eles são incapazes de aprender e que não adianta perder tempo porque, de qualquer jeito, eles vão ser reprovados.Pouco a pouco, eles vão perdendo a motivação para continuar se esforçando, vão se sentido realmente incapazes de aprender e vão se resignando a um fracasso que vai marcar o resto de suas vidas.

Capitulo 2: As expectativas, promessas e realidade daescola

2.1- A escola é vista como uma escada que permite á gente subir na vida
Ninguém esta satisfeito com esta escola que nos conhecemos, no entanto todos sonham e querem uma escola melhor com mais possibilidades e que seja realmente igual para todos independentemente de raça, cor ou classe social, uma escola que as chances sejam realmente iguais para todos, que a escola seja um a espécie de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo livro a vida na escola e a escola da vida.
  • Resumo do livro : a vida na escola e a escola da vida
  • Resumo do livro: " a vida na escola e escola da vida"
  • RESUMO DO LIVRO A VIDA NA ESCOLA E A ESCOLA DA VIDA
  • Resenha livro escola da vida
  • A vida na escola e a escola da vida
  • A vida na escola e a escola da vida.
  • A escola da vida e a vida na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!