Fichamento

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
FICHAMENTO

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2005. 42ª Edição.



“A pedagogia do oprimido é, pois, libertadora de ambos, do oprimido e do opressor”. (p.8).“Paulo Freire é um pensador comprometido com a vida: não pensa idéias, pensa a existência. E também educador: existência seu pensamento numa pedagogia em que o esforço totalizador da “práxis”humana busca, na interioridade desta, retotalizar -se como “prática da liberdade”. Por isto, a pedagogia de Paulo Freire, sendo método de alfabetização, tem como idéia animadora toda a amplitude humanada “educação como prática da liberdade”, o que, em regime de dominação, só se pode produzir e desenvolver na dinâmica de uma “pedagogia do oprimido” (p.7)

A busca dos oprimidos (a massa) tem comoobjetivo sua libertação, sustentada em uma pedagogia libertadora. No entanto, eles temem por sua própria liberdade, pois assumem o risco de suas decisões, agora livre de opressão. Em contra partidaao se livrar da opressão os oprimidos devem atentarem para um fator preponderante não “ se tornar, de fato, opressores dos opressores, mas restauradores da humanidade em ambos” (p.33), por “Umairresistível atração pelo opressor. Pelos seus padrões de vida (p.55).


A o descobrirem a sua obediência servil e tomar uma posição ativamente libertadora , os oprimidos começa a crer na suaindependência se desvencilhando de seu opressor “A necessidade do convencimento das massas para que aceitem a luta pela libertação (p.62). O reconhecimento dos opressores da libertação dos oprimidos significa aperda do direito de oprimir, para eles a perda desse direito é a mesma coisa de estarem sendo oprimidos. “E que, para eles, pessoa humanas são apenas eles” (p.50).

“A ação politica junto aosoprimidos tem de ser, no fundo ação cultural a para liberdade” (p.60),

“Constatar esta preocupação implica, indiscutivelmente, em reconhecer a desumanização, não apenas como viabilidade ontológica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!