Fichamento

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Universidade São Judas Tadeu


RA:
1 BARM
Professora Ana Paula




REVOLUÇÃO DE 1930









São Paulo
2012

IDENTIFICAÇÃO DA BASE
Autor: Boris Fausto

Título: História do Brasil

Tipo de base: Livro

Editora: Edusp

Edição: 13ª edição – 2010 1ª edição - 1994

Páginas 17 até 33

Capítulo: As causas da expansão marítima e a chegada dosPortugueses ao Brasil

IDENTIFICAÇÃO DA FICHA
Contador: Boris Fausto

Disciplina: Teoria da História e Arquitetura e Urbanismo I

Palavras Chaves: Portugueses, descobrimento, territórios, europeus e especiarias.










1. AS CAUSAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA E A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL
Para entender a expansão marítima portuguesa é necessário iniciarmos pelas transformações queocorreram na Europa Ocidental em torno de 1150. A Europa que havia nascido nas ruínas do Império Romano e da presença dos povos bárbaros, com a expansão da agricultura e do comércio começou a se modificar.
Uma região grandiosamente rural onde as cidades haviam recuado e as trocas econômicas diminuíram (sem desaparecer completamente) e o poder político ao mesmo tempo se descentralizara e sedividira.
Com a abertura de novas regiões cultivadas, a derrubada de florestas, a secagem de pântanos e o incentivo da expansão comercial, foram possíveis à expansão agrícola. A mesma resultou em vários fatores dentre eles a especialização de funções, compra de bens não produzidos em cada domínio rural e a busca de produtos destinados ao consumo de luxo da aristocracia. Cidades começaram a crescer eviraram ilhas que reuniam diversas classes de trabalhadores que buscavam nessa relativa liberdade uma alternativa de vida, tudo isso devido ao êxodo rural.
Muitas fronteiras foram definidas a partir de guerras, e dentro desses limites nasceria à ideia de estado como uma organização política centralizada, onde o príncipe e os grupos sociais tomavam contorno próprio e não se confundiam.
Contudo esseavanço não foi bem sucedido em sua totalidade, houve marchas e contra marchas e uma crise profunda se instalou no início do século XIV. Alguns dos motivos foi a forte exploração dos camponeses, escassez de alimentos, a Peste Negra. Esse processo teve como causas principais a crise e o reagrupamento de terras por parte dos grandes senhores, que visavam a sua exploração em novos moldes.
As causasmais significativas para essa crise que abalou a Europa são o impacto das epidemias que disseminaram a maior parte da população, além das condições físicas e climáticas da região. Há ainda quem diga que devido às limitações do sistema feudal não havia investimento suficiente na produção agrícola, levando a disputas entre os servos e seus senhores. Essa última é uma posição importante, pois, nasituação em que a Europa se encontrava somente uma expansão geográfica e consequentemente populacional a faria sair da crise.
Uma série de fatores deve ser considerada para se saber por que Portugal foi o pioneiro na expansão marítima, quase cem anos antes de Colombo. E devido à aquisição de novos conhecimentos dos fatos da época o peso atribuído a eles pelos historiadores vem variando. Em primeirolugar temos a experiência acumulada dos portugueses e sua autonomia o que levava a tendência de voltar-se para fora. Além disso, a experiência comercial com o mundo islâmico, a posição geográfica, as correntes marítimas favoráveis que começavam exatamente nos portos portugueses.
Há ainda outros fatores tão ou mais importantes do que esses. E vale citar que Portugal não escapou da crise europeia,porém a enfrentou em condições bem melhores ao restante da Europa, isso se deve a um reino unificado e menos sujeito a convulsões e disputas. Essa união se deve a sucessão do trono português, quando o rei de Castela, apoiado pela grande nobreza lusa, entrou em Portugal para assumir a regência do trono.
A revolução de 1383 é um fato importante, pois ela reforçou e centralizou o poder monárquico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!