fichamento

Páginas: 4 (779 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Este assunto trata das peculiaridades observadas entre a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa, dado a discussão que sempre é travada entre os pesquisadores, defensores de cada um dessesmétodos.
Segundo (MOREIRA (2002) é necessário destacar que ainda há e por certo haverá um conflito entre os positivistas que defendem a pesquisa quantitativa, e os interpretacionistas ouinteracionistas, e outros que defendem a pesquisa qualitativa, no que tange à cientificidade ou não dos métodos de pesquisa que cada uma das correntes epistemológicas defende.(Guerra, 2014, p. 12)
Para ospositivistas, a pesquisa qualitativa é considerada subjetiva e não científica, uma vez que não opera com dados matemáticos que permitem descobrir relações de causa e efeito no tratamento estatístico. MINAYO(2008) destaca que na pesquisa qualitativa, o importante é a objetivação, pois durante a investigação científica é preciso reconhecer a complexidade do objeto de estudo, rever criticamente as teoriassobre o tema, estabelecer conceitos e teorias relevantes, usar técnicas de coleta de dados adequadas e, por fim, analisar todo o material de forma específica e contextualizada. Para a referida autora, aobjetivação contribui para afastar a incursão excessiva de juízos de valor na pesquisa: são os métodos e técnicas adequados que permitem a produção de conhecimento aceitável e reconhecido.(Guerra,2014, p. 12)
Muito provavelmente, o embate entre essas duas posições epistemológicas se estenderá por anos. A tradição quantitativa ainda permeia os estudos nas ciências humanas e sociais, e seusadeptos consideram a pesquisa qualitativa impressionista, não objetiva (possui envolvimento do pesquisador com o objeto de estudo) e, portanto, sem caráter científico. Atualmente já existem defensores deinvestigações científicas que apostam nas abordagens quanti-qualitativas, com frequência denominada como triangulação, defendendo que o melhor de cada uma das abordagens pode ser utilizado em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!