fichamento

Páginas: 11 (2527 palavras) Publicado: 6 de março de 2015
ALVES, Rubem, 1933- A alegria de ensinar: Campinas, SP: Papirus, 2000.93 páginas.

CREDENCIAIS DO AUTOR:
Rubem Alves, nascido em Boa Esperança, Minas Gerais, em 1933, iniciou sua trajetória profissional e intelectual no estudo da teologia, mudou-se para Campinas e depois para Lavras, onde serviu como pastor numa comunidade presbiteriana. Em Princeton, Estados Unidos, realizou seu doutorado.Psicanalista e professor da Unicamp, escritor de crônicas e artigos para o jornal Correio Popular a para a folha de São Paulo. Entre outros títulos e prêmios, possui o Prêmio Alceu Amoroso Lima - Poesia e Liberdade, Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade. Além disso, é Professor Emérito da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia.

RESUMO
A Alegria de ensinaré um livro essencial que todo docente deveria carregar consigo. Rubem Alves expôs todos seus sentimentos como um desabafo, de forma poética, social e pessoal. Em momento algum ele expõe o professor como o personagem da história, pelo contrário, volta e meia o coloca como o antagonista, pois o livro trata de cotidianos ensinados nas escolas. Cotidiano esse que viabiliza um aprendizado soturno,mecânico e inapreciável. No livro Rubem Alves diz que os professores têm mais é que aprender com os alunos referindo-se ao lado idealizador, sonhador e imaginário que cada criança leva consigo, pois dessa forma pode-se ir mais longe, não havendo limites para aprender, construir e inventar. A imaginação não tem limites. A educação também é dessa forma; não existem regras nem fórmulas e nem tem limitespara se consagrar como um ótimo educador, assim como o campo da imaginação é amplo o educador também pode agir com amplitude, usando dos artifícios da educação para transmitir o conhecimento, pois ser educador é saber sonhar, imaginar, idealizar, usar dos artifícios para adquirir conhecimento, usando como motivação sua alegria.


CAPÍTULO 1 : ENSINAR A ALEGRIA

“A alegria de ser professor, poiso sofrimento de se ser um professor é semelhante ao sofrimento das dores de parto: a mãe o aceita e logo dele se esquece, pela alegria de dar à luz um filho”. (P.9)

“O mestre nasce da exuberância da felicidade. E, por isso mesmo, quando perguntados sobre a sua profissão, os professores deveriam ter coragem para dar a absurda resposta: “Sou um pastor da alegria...” Mas, e claro, somente os seusalunos poderão atestar da verdade da sua declaração”. (P.13)

O capitulo, diz que, ensinar está muito além da transmissão de conteúdos propostos nas disciplinas, Porém alegria não está em nenhumas delas e nem tão pouco podemos ensinar, e sim transmiti-la de dentro de nosso próprio ser. Só assim as crianças poderão se sentirem contagiada com essa alegria e aprenderão a comtemplar o belo nosmomentos de gloria e fracasso.

CAPÍTULO 2 : Escola e Sofrimento
“Mas poderá haver sofrimento maior para uma criança ou um adolescente que ser forçado a mover-se numa floresta de informações que ele não consegue compreender, e que nenhuma relação parecem ter com sua vida?”(p.18)

“Mas ninguém jamais pensou em avaliar a alegria dos estudantes – mesmo porque não há métodos objetivos para tal.Porque a alegria é uma condição interior, uma experiência de riqueza e de liberdade de pensamentos e sentimentos”. (p.18)

Neste capitulo mostra que infelizmente as escolas estão muito preocupadas em só alcançar as melhores notas possíveis, onde os professores se tornaram maquinas de trabalhar e estão transformando as crianças em maquinas de aprender, pois eles não entendem que os segredos dafelicidade estão nas coisas mais simples e anônimas muito próxima deles. Assim esquecem de trabalhar o lado humano dos alunos.

CAPÍTULO 3: A lei de Charlie Brown
“A miséria da s escolas se encontra precisamente ali onde elas são classificadas como excelentes. Não critico a máquina educacional por sua ineficiência”. (P.24)

“O corpo não suporta carregar o peso de um conhecimento morto que ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!