FICHAMENTO

Páginas: 10 (2331 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
FICHAMENTO DA CARTILHA DO SUS

Apresentação: SUS, uma rede de saúde e cidadania
Em nosso País enfrentamos um dilema, pois aquilo que é considerado nossa maior riqueza também é nosso maior desafio: a grandeza e a diversidade do nosso território.

E é diante dessa situação, que deve-se analisar as diferentes condições vivenciadas pelos municípios e pelas regiões, uma vez que será a partirdas necessidades singulares de cada região que serão planejadas as políticas públicas que devem ser implementadas.

A importância de se estabelecer um contato com o prefeito de cada cidade consiste no fato de que ele conhece as particularidades de seu município.

E isso torna-se algo eficaz para que seja discutido e elaborado um projeto de saúde baseado na realidade do município, procurandoabranger as áreas de saúde que estão mais decadentes. Por exemplo, se determinada cidade apresenta uma população onde crianças estão sofrendo com disenteria, cabe ao prefeito analisar quais os fatores que estão causando isso (de onde a água a ser consumida provém, se à uma rede de saneamento básico), então ele passa essas informações para o ministério de saúde, a fim de ser implantado nesse municípioum projeto de saúde que procure reverter essa situação em específico.

O que é o SUS (Sistema Único de Saúde)?

Um sistema nacional integrado: o SUS constitui-se de uma rede de ações e de servidor de saúde sob gestão pública.

No entanto, este não atua isoladamente, mas sim procura-se integrar nas políticas públicas de seguridade social, com o intuito de planejar e realizar políticaspúblicas que sejam efetivas tanto no âmbito social quanto da saúde.

O SUS é de responsabilidade das três esferas do governo.

Este é de responsabilidade do município, do estado e do governo, pois é a partir da integração dessas três esferas que pode-se construir políticas setoriais e intersetorias que visem a garantia do acesso universal e igualitário à saúde à toda população, assim como é mostradonos princípios do SUS.

O conceito de saúde: esta caracteriza-se por ser um bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.

Este conceito procura mostrar que vários são os fatores que determinam se um indivíduo está doente ou não, ou seja, não é apenas a ausência de sinais e sintomas de patologias que determina se o indivíduo está saudável. Então, percebe-se que quaisqueralterações físicas, mentais e sociais influem também no aparecimento ou agravamento de doenças.

A saúde é um direito universal e fundamental do ser humano que é garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal de 1988.

No entanto, para que esse direito seja garantido torna-se necessário realizar investimentos em políticas sociais e econômicas que objetivema redução das desigualdades sociais e regionais, a fim de tornar a saúde acessível para toda a população.

O SUS promove e protege a saúde pública.

Este tem o objetivo não de tratar apenas a doença, mas acima de tudo garantir que todos os cidadãos tenham direito a promoção e a proteção da saúde, com o intuito de preservar a saúde do indivíduo, partindo do pressuposto de impedir que a pessoavenha a adoecer.
Em que, para que isso ocorra, este procura aplicar políticas de saúde públicas efetivas, que objetivem tornar o cidadão responsável também por essa autoproteção da sua saúde, para isso o SUS adota políticas de educação em saúde.

Intersetorialidade: a saúde resulta de vários fatores.

A saúde pode ser influenciada pela alimentação, moradia, esporte e lazer, saneamentobásico, renda, educação, transporte, entre outros fatores. Onde, definiu-se que esta é resultado de fatores determinantes e condicionantes.
Nesse sentido, para que seja garantida uma saúde e uma vida de qualidade para a população torna-se necessário que ocorra uma integração da gestão do SUS com os outros setores, como meio ambiente, urbanismo, educação, e etc. A fim de que estes elaborem ações em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!