fichamento

Páginas: 36 (8835 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Redação Científica
A Prática de Fichamentos, Resumos, Resenhas
João Bosco Medeiros


Resenha



MEDEIROS, João Bosco. Redação Cientifica: a prática de fichamentos, resumos resenhas. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. páginas 153-174
8
Resenha

Compreender, eu diria, é saber que o sentido poderia ser outro
(ORLANDI, 1993, p. 116).
Compreender, na perspectiva discursiva, não é,pois, atribuir um sentido, mas conhecer os mecanismos pelos quais se põe em jogo um determinado processo de significação (ORLANDI, 1993, p. 117).

1 Que é resenha?
Para Andrade (1995, p. 60), resenha é um tipo de trabalho que “exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparação com outras obras da mesma área e maturidade intelectual para fazer avaliação e emitir juízo de valor”.
A mesmaautora (1995, p. 61) define resenha como “tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação às outras do mesmo gênero”.
Por isso, afirma ser a resenha tarefa de professores e especialistas no assunto da obra e que ela costuma ser pedida em cursosde pós-graduação, como exercício para a realização de trabalhos complexos (monografias).
Resenha é, portanto, um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição física da obra), relata ascredenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, |PG 154| bem como expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou (narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem a obra se destina (dissertação).
Além dos objetivos gerais da resenha (instrumento de pesquisa bibliográfica, atualização bibliográfica, decisão de consultar ou não o textooriginal), acrescentem-se os de desenvolvimento da capacidade de síntese, interpretação e crítica. Ela contribui para desenvolver a mentalidade científica e levar o iniciante à pesquisa e à elaboração de trabalhos monográficos.
A resenha crítica inclui-se entre os textos que têm por objetivo conduzir o leitor para informações puras, afirma Vanoye (1985, p. 74-75). Nesses textos, não se percebe nema presença do emissor nem a do receptor. Daí a linguagem em terceira pessoa, implicando com isso certa neutralidade, que é, no entanto, limitada, uma vez que na seleção e organização do texto já ocorre intenção de quem escreve.
Analisando as mensagens referenciais, Vanoye (1985, p. 74) divide-as em a resenha e o informe:
Resenha: configura-se como texto que se propõe prestar informações sobreelementos complexos. A resenha pode referir-se a elementos reais (reuniões) ou a referentes textuais (livros, peças teatrais, filmes). Há aqui resumo crítico.
Informe: é assim definido o texto cujo objetivo é indicar ao leitor referentes reais, concretos. Envolve fatos, circunstâncias, cifras. São exemplos:
comunicados, informes administrativos, boletins de ocorrência. Há aqui descrição.A resenha crítica é também denominada recensão crítica. Ela combina resumo e julgamento de valor, ensinam Rebeca Peixoto da Silva et. ai. (s.d., p. 171). A Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio da NBR 6028:2003, denominou a resenha de resumo crítico. Seu objetivo é oferecer informações para que o leitor possa decidir quanto à consulta ou não do original. Daí a resenha dever resumir asidéias da obra, avaliar as informações nela contidas e a forma como foram expostas e justificar a avaliação realizada.
Antonio Joaquim Severino (1986, p. 121) examina as diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos. O estudo dos princípios aí expostos favorece a prática da resenha. Para o autor citado, a leitura analítica é um método de estudo. Pode-se acrescentar que é a base...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!