Fichamento

Páginas: 4 (899 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
CADIOU, François et al. Como se faz a história: historiografia, método e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2007.
Capítulo I
Antiguidade: a historiografia greco-romana
* O objetivo do capítulo éevidenciar que a história correspondia a uma concepção limitada do discurso sobre o passado, além de apresentar características dessa concepção (seguida por gregos e romanos, que partiram de um referentecomum para definir historia).

A história nasceu na Grécia?
A ruptura do século V a.C
* Para gregos e romanos o gênero histórico havia iniciado na Grécia, e tinha como expoentes inicialmenteHeródoto (que ganhou até o título de “pai da história”) e Tucídides, ambos gregos.
* Obviamente homens da Antiguidade já registravam seu passado, antes mesmo das narrativas sobre as “grandes guerras” dosdois expoentes gregos. Diferentes formas de produção história vinham sendo praticadas no mundo oriental (Egito e Mesopotâmia, em especial) há muito tempo. Dessa forma, é reprovável afirmar que ahistoriografia nasceu na Grécia. Porém, é preciso reconhecer o valor das obras de Heródoto e Tucídides durante toda a Antiguidade.
Mythos e logos: o critério da verdade
* Segundo François Hartog [1999]os gregos foram responsáveis pela invenção da figura do historiador. Essa figura do historiador que vinha se moldando já passava a apresentar algumas características, como a veracidade do discursohistórico, elemento fundamental da historia. Tal elemento foi mencionado por Cícero como lei. É possível notar assim, que o que também nasceu na Grécia foi a necessidade de um discurso histórico queansiava a verdade.
* Sabe-se que os gregos criaram diversos mitos para poder passar mensagens para o povo, e também preservar a memória histórica da civilização. A partir do século V a.C vai seestabelecer na Grécia uma diferença entre tais mitos e história. Uma emblemática diferença, que por vezes nem os próprios historiadores da época conseguiam enxergar e discernir. No princípio, mythos era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!